Xô, mosquito! Vila Independência passa por mutirão de combate à dengue nesta sexta (02)

Xô, mosquito! Vila Independência passa por mutirão de combate à dengue nesta sexta (02)

Para acabar com o transmissor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti, e evitar que a doença se espalhe por toda a comunidade, agentes de Combate as Endemias realizaram visitas para controle de criadouros no bairro Vila independência, nesta sexta-feira (02).

Os 29 agentes se dividiram em três equipes que inspecionaram terrenos, casas, e outros ambientes, a fim de fiscalizar os locais mais propensos ao desenvolvimento da larva do mosquito.

Durante as visitas, foram aplicados larvicida nas caixas d’água, em vasos de plantas, entre outros locais. Até mesmo nos vasilhames de água dos animais foram encontradas larvas. Os profissionais fizeram as devidas orientações à população em como mantê-los higienizadas para não fazer mal ao bichinho.

A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou nos dias 18 e 19 de janeiro, devido a notificações de dengue registradas no bairro. Desta forma, as visitas de casa em casa seguem intensificadas.

A coordenadora do Centro de Zoonoses de Cariacica, Regina Miranda, destaca que a ação é uma fiscalização intensificada de conscientização e o empenho de todos em função do combate à dengue.

“Houve um aumento de registros nos casos de dengue no bairro. Junto com os agentes estamos informando, explicando e conscientizando a comunidade sobre a importância de controlar a doença. Não adianta só o agente ir às residências. Cada uma precisa fazer a sua parte”, afirma Regina.

Residências

O morador Diego Freitas Santana reforçou que é muito importante a ação é muito importante para todos. “Eu não sabia como lidar com as lavras de mosquito, por exemplo. Os agentes vieram à minha casa e aplicaram remédio na caixa d’água, nos informaram o que fazer com cada item. Achei importante. Não só em Cariacica, mas no Espírito Santo inteiro as pessoas têm que se cuidar, elas não podem sofrer por causa do mosquito”, disse.

Já Elci Francisco, também morador de Vila Independência, disse que gostou da atuação da equipe de agentes da Prefeitura no bairro. “O serviço que a prefeitura está fazendo é bom porque eles olham todos os focos onde tem mosquito. Aqui em casa não encontraram nada, mas tem lugares que tem. É bom sempre se cuidar”, concluiu.

Fumacê
Vale destacar que diariamente o carro fumacê passa pelas ruas de Vila Independência. A recomendação é que ao passar, as portas e janelas sejam abertas para que o inseticida entre nos imóveis.