Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, oferece diversas atividades gratuitas para a população
A Estação Cidadania-Cultura, conhecida como Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, oferece diversas atividades à comunidade como prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social.
O local recebe moradores do bairro e adjacências, além dos mais diversos públicos, de todas as idades.
Na quadra poliesportiva são realizadas atividades de ginástica e treinos funcionais para os idosos. A turma, que tem em média 40 pessoas, é comandada pela professora de Educação Física Amanda Araújo Santos. As segundas e quartas-feiras, ela leva saúde aos participantes de forma bem descontraída.
Além das atividades físicas, as pessoas atendidas no projeto recebem atendimento de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que realizam pesagem, medição de altura, aferição de pressão, entre outras coisas.
Mãe e filha, a aposentada Margarida Rosa de Souza, 87 anos, e a dona de casa Penha Luiz Rodrigues, 62, respectivamente, são moradoras de Nova Rosa da Penha e contam que não ficam mais sem a ginástica. “Depois que começamos as atividades, não sentimos mais dores no corpo, nem precisamos de excesso de medicamentos. Tudo melhorou”, conta Penha.
Capacitação
Para quem deseja adquirir uma profissão, o Cras oferece cursos de design de sobrancelhas, maquiagem e logística portuária. As oficinas têm, em média, 60 alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos contam com aulas teóricas, práticas e certificados válidos em território nacional.
A dona de casa Ivanete Carvalho Xavier, 62 anos, vê a oficina de design de sobrancelhas como uma motivação. “Ficava muito parada em casa, mas agora estou aqui aprendendo uma nova profissão. É sempre bom saber fazer algo para ganharmos um dinheiro”, afirma.
Os cursos são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica e o governo do Estado, por meio do Programa Qualificar ES, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), cujo objetivo é promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação.
Esporte
Também são oferecidas aulas de futsal para crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos. Às segundas e quartas-feiras, na quadra poliesportiva, a professora de Educação Física Amanda Araújo Santos comanda as aulas de futsal com os pequenos.
Além disso, são oferecidas aulas de judô para crianças e adolescentes nos turnos matutino e vespertino. As turmas possuem, em média, 15 alunos que realizam a atividade e já disputam campeonatos regionais.
Assistência social
Como forma de melhorar o convívio com familiares e amigos, um grupo de idosos participa da oficina de Fortalecimento de Vínculos, na qual fazem pinturas, colagem de gravuras, mosaicos, confecção de cartazes, entre outras atividades.
A aposentada Maria Elza Braz, 72 anos, destaca que foi uma das primeiras participantes da oficina e que faz muito bem à sua saúde. “É uma atividade lúdica, que nos ajuda tanto na mente, quanto no convívio. Fez muito bem para mim”, conclui.
O grupo também atende crianças e adolescentes duas vezes por semana, sempre nos turnos matutino, das 8h às 10h, e no vespertino, das 14h às 16h.
Cultura
O espaço também é destinado à prática de esportes e manifestações culturais. A Praça CEU possui um teatro com a capacidade para 60 pessoas. Para fazer a utilização, é necessário fazer reserva do espaço.
Também abriga a Biblioteca Pública Municipal Vila do Progresso, que possui mais de 3 mil obras e ainda conta com um laboratório de informática, com dois computadores para os usuários fazerem suas pesquisas.
Educação
Além de todas as atividades, quem quiser aprender a ler, escrever ou terminar os estudos poderá participar das turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) que é oferecida na Praça CEU, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Para participar, basta procurar a secretaria da escola EMEF Zaíra Manhães de Andrade, em Nova Rosa da Penha, e realizar a matrícula. Ainda há vagas disponíveis para jovens e adultos.
Como participar das atividades?
Quem deseja participar de alguma das atividades ofertadas, pode procurar o CRAS de Nova Rosa da Penha, e realizar seu cadastro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta, das 8h às 17 horas.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.