Profissional de saúde impede acompanhante de gravar vacinação em Cariacica
Trabalhadores de um posto de saúde impediram familiares de acompanhar pacientes durante o momento da vacinação. O caso ocorreu nesse domingo (25), em uma unidade de saúde na região de Alto Lage, em Cariacica.
Um familiar que passou pela situação foi um engenheiro de segurança do trabalho, Thiago de Amorim, que levou seu pai de 62 anos para receber a imunização.
De acordo com Thiago “os acompanhantes tinham que ficar na recepção do pronto atendimento, enquanto o idoso deveria entrar por um corredor, onde no final dele havia uma sala de vacinação onde só estaria ele e os funcionários do posto. Eu fiz questão de ir, entrei na marra contrariando a imposição. Fomos tratados de forma hostil, enfermeira visivelmente alterada, segurança e porteiro quiseram nos colocar para fora. Foi um comportamento muito estranho, suspeito, nebuloso e feito escondido”, explicou.
O engenheiro tentou filmar o pai e foi impedido pela pessoa que aplicou a vacina e entrou na frente da câmera do celular. Thiago continuou filmando e ao final vídeo a profissional da saúde afirmou que não ia permitir que ninguém entrasse mais com acompanhante na sala de vacinação e se entrasse, não aplicaria a vacina.
“Ela não deixa eu filmar a seringa, o momento que ela enche a seringa na ampola, nem quando a seringa está vacina. Quando saímos ela grita da porta que não vai mais vacinar quem entrar com acompanhante. Achei muito estranho, já que em todo o Brasil as pessoas têm filmado e mostrado em redes sociais, mostrado para os familiares distantes e, ali, teve um comportamento suspeito, sem falar na hostilidade e falta de educação”, relatou o engenheiro.
A secretaria lamentou o ocorrido e informou que preza pela transparência nas boas práticas de imunização e que as equipes de vacinação foram orientadas novamente que é permitido a entrada de acompanhante e realização de filmagem. O caso segue sendo apurado.
Texto: G1
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.