Estudantes da rede municipal se destacam com projeto na Feira Ciências e Inovação Capixaba

Estudantes da rede municipal se destacam com projeto na Feira Ciências e Inovação Capixaba

Um projeto de alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Cívico-Militar (EMEFTI ECIM) Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá, foi destaque na Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), o maior evento científico do Espírito Santo, que faz parte da Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O evento, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Ifes da Serra, reuniu projetos de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como de todo o ensino médio (regular ou técnico), de escolas públicas e privadas de todos os municípios do Espírito Santo.

A Terfina Rocha foi a única escola da rede municipal a participar do evento e chamou a atenção pela criatividade e impacto social com o projeto “Robô Caramelo – Tecnologia Inclusiva para Deficientes”.

O robô cão-guia, desenvolvido para auxiliar pessoas com deficiência visual, utiliza sensores para seguir linhas e interpretar placas em braile, permitindo ao usuário determinar o destino desejado. Por meio dessa leitura das placas, ele se desloca de forma autônoma, tornando-se uma solução acessível para ampliar a mobilidade e a autonomia de pessoas com deficiência.

Além da robótica, o projeto também foi destaque pelo uso de tecnologia 3D, com peças desenvolvidas na própria escola utilizando impressoras 3D.

“Incentivar aos alunos a participar da Feira de Ciências e Tecnologia é proporcionar que eles possam ampliar seus conhecimentos estimulando a serem cidadãos autônomos e protagonistas de suas ações, além de poder criar novas amizades”, destaca a diretora Angela Aparecida dos Santos Pagio.

Sobre a feira
A Fecinc está conectada a um ecossistema que permite aos alunos um intercâmbio científico para outras feiras de ciências nacionais e internacionais. O evento, antes chamado Feira de Ciências Norte Capixaba, mudou de nome em 2023 para que pudesse representar seu objetivo primordial, que é mostrar os trabalhos inovadores de estudantes do ensino fundamental e médio. A mudança também concretizou a abrangência da feira, que recebe trabalhos de escolas públicas e particulares de todo o estado.

Fonte : Prefeitura de Cariacica