Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental; confira onde buscar ajuda
A saúde mental é uma preocupação de todo mundo. Por isso, o começo do ano remete ao Janeiro Branco, campanha voltada para a conscientização sobre saúde mental e emocional. Desta forma, o mês incentiva diálogos sobre a prevenção de transtornos como ansiedade, depressão e estresse.
Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha de 2025 tem a ideia de fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
Em Cariacica, o paciente que possui alguma queixa sobre sua saúde mental conta com uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estruturada para atender pessoas com transtornos mentais e/ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
As equipes do programa de saúde mental estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica-Sede, Bela Aurora, São Francisco, Santa Fé e Jardim Botânico. Ao procurar a UBS de referência, o cidadão será acolhido e encaminhado ao programa mais adequado às suas necessidades, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Consultório na Rua ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Também é desenvolvido o Projeto Hortas Solidárias, que busca transformar hábitos alimentares e promover a saúde mental das comunidades em situação de vulnerabilidade. O projeto incentiva o cultivo de alimentos e oferece tratamento terapêutico para questões como ansiedade, depressão e outros transtornos.
Atualmente, o projeto funciona nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Oriente, Valparaíso, Nova Rosa da Penha, Santa Bárbara, Jardim Botânico e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI), e visa a estimular o cultivo de alimentos frescos nos quintais residenciais e promover a educação nutricional.
Além disso, o município tem investido também na ofertta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nas unidades de saúde, cujo objetivo é aliviar questões que causam desequilíbrio e sofrimento ao indivíduo.
As PICs são ofertadas em unidades) que possuem profissionais habilitados para fazer o atendimento. Confira os locais:
Ioga: Valparaíso
Auriculoterapia: UBS Oriente, UBS São Francisco, UBS Santa Bárbara, UBS São João Batista, UBS Itapemirim, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Bela Vista, UBS Rio Marinho, UBS Jardim Botânico, UBS Nova Canaã, UBS Porto de Santana, UBS Santa Fé, Centro de Referência em IST/AIDS, CAPS I e Secretaria de Saúde.
Terapia Floral: UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, UBS Valparaíso, UBS São João Batista, UBS Porto de Santana, UBS Rio Marinho, UBS Santa Fé, UBS Bela Vista e UBS Bela Aurora.
Fonte : Prefeitura de Cariacica
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui