Servidores vão receber atualização sobre aleitamento materno nesta quinta-feira (5) para iniciar a campanha Agosto Dourado
O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar da mãe e do bebê. Para garantir que os profissionais estarão capacitados para repassarem as orientações e incentivarem a amamentação na campanha Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica preparou uma programação on-line para atualizar os servidores nesta quinta-feira (5).
É importante salientar que o evento acontece dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno e terá participação de profissionais de renome no cenário estadual e federal. O tema é “Proteger a Amamentação: uma Responsabilidade de Todos”. A programação está marcada para começar às 10h. Quem quiser participar pode clicar aqui.
“As evidências mostram que quanto mais atualizados estiverem os profissionais em relação as orientações e diretrizes sobre as condutas de aleitamento materno e alimentação complementar e quando esses conhecimentos são colocados em prática, maior a chance de que o aleitamento materno seja continuado. Desta forma, a educação em aleitamento materno e formação de profissionais de saúde melhoram o conhecimento, as atitudes”, complementou Vanessa Alvarenga Crispim, referência técnica da área de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus).
Para ela, os resultados positivos podem ser alcançados através do engajamento, organização e participação de todos os atores dentro do sistema de saúde e parceiros. Isso significa criar uma rede de apoio que enfatize a responsabilidade compartilhada de apoiar e proteger o aleitamento materno.
Confira a programação
10h40 – Tema: “Apoio Psicológico no Puerpério e Amamentação”. Palestrante: Carolina Leão, psicóloga clínica de mulheres e casais; trabalha com acolhimento no ciclo gravídico-puerperal: pré-natal emocional, atenção ao puerpério e a situações de perda e luto perinatal.
11h – Tema: “Aleitamento Materno e Introdução Alimentar: Recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos”. Palestrante: Milena Serenini Bernardes, técnica do Ministério da Saúde
11h20 – “A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) e a Importância do Registro de Informações em Saúde”. Palestrante: Thaís Silva Almeida de Oliveira, técnica do Ministério da Saúde
11h40 – Roda de conversa
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.