Ação da Carreta da Saúde beneficia 1,9 mil mulheres e acaba com espera por exames ginecológicos

Ação da Carreta da Saúde beneficia 1,9 mil mulheres e acaba com espera por exames ginecológicos

A carreta do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, fez sucesso em Cariacica. Durante os meses de dezembro e janeiro, mais de 1.900 mulheres foram atendidas pela unidade móvel, zerando a fila de espera para exames ginecológicos e preventivos de câncer de mama e de colo do útero. Ao todo, foram realizados cerca de 1.914 agendamentos.

Para o secretário de Saúde Renan Poton, a carreta foi um importante instrumento de promoção da saúde para as mulheres do município. “Esse equipamento permitiu que os atendimentos fossem acelerados e as filas, reduzidas, garantindo que as mulheres da nossa cidade tivessem acesso facilitado aos cuidados ginecológicos”, afirma.

Nos dias em que a unidade móvel esteve estacionada próxima à Prefeitura de Cariacica, foram realizadas cerca de 800 ultrassonografias. A carreta estava equipada com ultrassom diagnóstico, mamógrafo digital, cauterizadores, bisturi elétrico, pistola para biópsias, além de sala de acolhimento, área para pequenos procedimentos e setor de esterilização.

Luzia Braga, moradora de Sabão, aguardava havia tempos para realizar os exames. Graças à carreta, conseguiu fazer todos e se tranquilizou com os resultados negativos. “Isso caiu do céu para mim, foi uma maravilha. Fiz exames de mama e ultrassonografia transvaginal; graças a Deus, não deu nada. O atendimento de todos foi maravilhoso”, diz.

Quem também saiu satisfeita com o atendimento foi Ruama Vitória, de 18 anos. A jovem já havia iniciado os exames, mas, por conta da demora, não conseguiu finalizá-los. Graças à unidade móvel, refez todos e obteve os resultados.

“Fiz um ultrassom e uma consulta com ginecologista. Os profissionais são atenciosos, realmente se preocupam com os pacientes e esclarecem todas as dúvidas. Ter esses serviços perto de casa fez toda a diferença para mim, especialmente pela falta de tempo para ir a um hospital e pela demora”, finaliza.

Fonte : Prefeitura de Cariacica