1º Reunião do GGIM destacou desafios e operações realizadas em Cariacica

1º Reunião do GGIM destacou desafios e operações realizadas em Cariacica

A primeira reunião de 2022 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), da Secretaria de Defesa Social (Semdefes), aconteceu nessa quarta-feira (23), no auditório da Faesa Centro Universitário, em Alto Lage. Em pauta, os desafios da municipalização da Avenida Mário Gurgel (BR-262) e balanços de todas as operações, fiscalizações e diversas atividades realizadas pela Guarda Municipal de Cariacica, Gerência de Trânsito, Defesa Civil e central de videomonitoramento.

Nesta edição do GGIM participaram o secretário de Defesa Social Claudio Victor, que conduziu o evento; o subsecretário de Defesa Social e coordenador da Defesa Civil, coronel Tomazelli; o subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, cabo Fonseca; o gerente de Trânsito Jefferson de Amorim; o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Viana, Thiago Hemerly, e o gerente de videomonitoramento de Cariacica, Honorato Nascimento.

“Reunimos as autoridades com o objetivo de dar mais agilidade para as instituições municipais, estaduais e federais a respeito das ocorrências e demandas com os órgãos presentes. Entre os trabalhos, o principal é a integração e o fortalecimento da segurança pública de Cariacica”, disse o secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor.

O chefe da PRF de Viana, Thiago Hemerly, destacou que haverá mais integração com a Guarda Municipal e agentes de trânsito ao longo do trecho municipalizado da Avenida Mário Gurgel, além de intensificar o número de ações educativas, comandar fiscalizações em áreas críticas e elevar o nível de percepção de segurança.

Balanço

Durante o encontro foram apresentadas ações da recém-criada Guarda Municipal de Cariacica. O subsecretário cabo Fonseca falou sobre a atuação do órgão nos primeiros dois meses de atuação. A Guarda atendeu 21 ocorrências de tráfico de drogas, fez 20 encaminhamentos para as delegacias, recuperou dois carros e duas motos, e participou de quatro operações integradas em parceria com a Superintendência de Inteligência, Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, PRF e Programa Estado Presente, do Governo do Estado.

Honorato Nascimento, gerente de video monitoramento de Cariacica, afirmou que, em breve, serão instaladas câmeras em escolas e unidades de saúde, e disse que o processo de aquisição de 250 equipamentos está em andamento. O coronel Tomazelli, coordenador da Defesa Civil, destacou as ações do órgão, como as vistorias técnicas, capacitação de voluntários, e demais atuações, sobretudo em períodos de chuva.

Sobre o tráfego no município, o gerente de Trânsito Jefferson de Amorim ressaltou o aumento do número de agentes, que agora são 22, e as 17 fiscalizações integradas e três autônomas que foram realizadas em janeiro. Em fevereiro foram 13 operações integradas, quatro autônomas e duas ações educativas.

Também estiveram presentes na reunião o subsecretário de Desenvolvimento Urbano Marcelo Endringer; a coordenadora de estruturação urbana da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Marissol Silva Vieira; Expedito Jorge Tavares de Souza, coordenador do Núcleo de Prevenções às Drogas da Polícia Federal; a chefe do Departamento da Polícia Judiciária de Cariacica, delegada Arminda Rosa; o subsecretário de Integração Institucional, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel Celante; e o promotor de Justiça Aloyr Dias Lacerda.

O major J. Castro, representante do 7° Batalhão da Polícia Militar, e o major Prado, comandante da 16ª Companhia Independente de Cariacica, também estiveram presentes e falaram sobre os índices criminais de Cariacica.

Reprodução PMC