Exposição de fotos marca o mês da Consciência Negra na Secretaria Municipal de Assistência Social

Exposição de fotos marca o mês da Consciência Negra na Secretaria Municipal de Assistência Social

Exposição de fotos enfatizando imagens de mulheres negras, roda de conversa e um seminário vão marcar o mês da Consciência Negra nas programações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Nesta terça-feira (16) será aberta uma exposição de fotos do projeto “Minha Consciência Negra”, com obras da artista Amanda Bolonha, no Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, no bairro Rio Branco.

Moradora do bairro Campina Grande, a fotógrafa tem 26 anos e é autodidata. Ela começou a trabalhar com fotografia aos 14 anos e atualmente é educadora social e dá aulas para crianças em bairros em vulnerabilidade social.

 

Exposição

Em sua exposição, Amanda vai mostrar fotos de mulheres negras retratadas com pinturas tradicionais africanas. “Quando falamos em Dia da Consciência Negra, sempre lembramos de Zumbi dos Palmares. Mas na nossa exposição queremos homenagear Dandara, que foi esposa de Zumbi”, destacou a fotógrafa.

Dandara é um dos principais nomes da luta negra no Brasil. Teve papel fundamental na construção e comando do quilombo dos Palmares, um dos marcos da resistência contra o regime escravocrata brasileiro, nos anos 1600.

 

Roda de conversa

Já no dia 17, às 14 horas, Amanda Bolonha vai participar de uma roda de conversa sobre o tema, também no Centro Administrativo. Essa programação é promovida pela Gerência da Juventude da Semas, com participação das gerências da Mulher e da Igualdade Racial.

Já no dia 29, das 9h ao meio-dia, acontecerá um seminário sobre o tema, na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Reprodução PMC