Ação de fiscalização educativa é realizada com 50 taxistas em Cariacica

Ação de fiscalização educativa é realizada com 50 taxistas em Cariacica

Uma equipe de fiscalização de transporte individual da Secretaria de Defesa Social (Semdefes) realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma ação educativa dentro da programação do Maio Amarelo com mais de 50 taxistas de Cariacica. Na ocasião, os fiscais realizaram abordagens em 11 pontos estratégicos no município.

Durante a ação, os fiscais orientaram sobre condutas seguras no trânsito, estar em dia com a documentação pessoal, licenciamento de veículos, alvará e cartão do condutor, além de exigir sobre o uso do cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e manter o veículo em bom estado de conservação.

A equipe de fiscalização também entregou um folheto com alerta sobre a responsabilidade do taxista no trânsito e atenção que devem ter com relação ao excesso de passageiros no veículo, que pode incorrer em infração gravíssima com perda de 7 pontos na carteira de habilitação.

O taxista Jailton Ramos Carvalho, de 41 anos, foi um dos alvos da fiscalização educativa. “Foi uma boa iniciativa. Eu gostei da ação porque tudo deve começar com a conscientização primeiro”, disse.

“Eu tenho 32 anos de profissão e recebi apenas uma infração leve ao longo desses anos todos”, relatou o taxista Moacir Alóquio, de 63 anos, para quem a ação também foi muito importante e esclarecedora.

“A conscientização sobre condutas seguras no trânsito ajuda não só a prevenir acidentes graves, mas também evitam consequências trágicas”, destacou o secretário de Defesa Social de Cariacica, Cláudio Victor.

Para o coordenador de fiscalização de transporte individual da Semdefes, Jean Carlos Ramos Duarte, a cada abordagem realizada pela equipe foi reforçado o tema principal do Maio Amarelo 2024. “Fizemos questão de destacar aos taxistas que a paz no trânsito começa por eles mesmos”.

 

Fonte: Prefeitura de Cariacica