Áreas de ferrovia que passam por Cariacica foi tema de reunião da Prefeitura e a VLi
As áreas de ferrovia que cruzam a cidade de Cariacica foram o ponto central da teleconferência ocorrida na manhã desta segunda-feira (01) entre a Prefeitura e a equipe de Relacionamentos da Valor Logística Integrada, a VL!, que opera a concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).
Durante a reunião foram cobradas ações da empresa para a limpeza e cuidados com a ferrovia, além de uma postura mais próxima com a gestão municipal. A iniciativa é, além de garantir o bom estado e manutenção da via férrea, alinhar as ações e abordagens que serão feitas com a comunidade a partir de agora.
Responsável pela manutenção dos trilhos e também do seu entorno, a empresa que é subsidiária da mineradora Vale interrompeu os trabalhos de limpeza no trecho que engloba Cariacica ainda em 2019, devido às fortes chuvas no período de novembro. De lá para cá, as dificuldades envolvendo a pandemia justificaram a ausência do trabalho de manutenção, que deve ser contínuo.
De acordo com a própria concessionária, durante o último trabalho coordenado de retirada de lixo e entulhos dos trilhos, mais de 600 toneladas de materiais foram recolhidas, o que demonstra a necessidade de uma presença contínua das instituições, não apenas no serviço de limpeza, mas também na conscientização das comunidades que vivem próximas à linha férrea.
Atualmente sem operação viária, o trecho abandonado de linha férrea que corta Cariacica vem sendo um foco de acúmulo viciado de lixo doméstico e entulhos, o que favorece a disseminação de doenças infectocontagiosas e a utilização desses espaços para práticas ilícitas como o uso de drogas e também esconderijo para criminosos, o que gera insegurança para os cidadãos e despesas para o poder público.
Uma nova reunião presencial, na sede da prefeitura, está marcada para acontecer na próxima semana, quando serão expostas e discutidas as ações diretas para o combate ao problema. Estiveram presentes no encontro virtual desta segunda, o prefeito Euclério Sampaio e os secretários e representantes das pastas de Serviços Urbanos, Educação e Meio Ambiente.
Fonte: Reprodução PMC
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.