Aulas de carimbó transformam a rotina de idosas no Cras de Porto Novo
O carimbó é uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras, originária do estado do Pará, no Norte do país. Com raízes indígenas, africanas e europeias, o Carimbó combina música, dança e tradição, sendo declarado em 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Mas, aqui em Cariacica, o ritmo vai além e é um instrumento de integração e mudança de vida para idosas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo.
A dança faz parte das oficinas oferecidas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) nos oito Cras do município. “As atividades que oferecemos nos nossos equipamentos resultam em melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento de vínculos dos usuários com a comunidade”, destacou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.
A saúde de quem participa das oficinas também agradece. A pensionista Terezinha Francisco de Andrade, 81 anos, que o diga. Ela chegou ao Cras há três meses com a saúde mais debilitada em função do sedentarismo e não conseguia sequer levantar os braços. Agora, consegue balançar a saia para fazer os movimentos do carimbó.
“Esse grupo de dança para mim é a minha riqueza, minha alegria. Meu pai me ensinou a dançar forró desde 9 anos. Meu avô me ensinou a dançar valsa. E eu gosto mesmo de dançar. Depois que entrei aqui, eu não levantava o braço mais porque estava travado. Agora, dor no braço? Nem sei o que é.”
Já para a aposentada Adir Leite Ferreira, 83 anos, a mais velha participante da oficina, as aulas proporcionaram mais fôlego para o seu dia a dia e para rodar ao som do ritmo. “Melhorou muito minha saúde. Tenho disposição para andar, ando para lá e para cá e não canso. Isso foi que eu estou aqui. Eu trouxe até minha filha para cá também. Aqui eu danço, não fico economizando animação, não. Idade não é impedimento”.
A oficineira de capoeira Ana Lúcia Queiroz dos Santos, que comanda as aulas de carimbó, explica que dançar traz mais alegria, mais esperança de vida para a vida das idosas. Elas interagem umas com as outras, acabam criando um vínculo de amizade, carinho e respeito. Para a parte física, proporciona o fortalecimento dos membros, principalmente os inferiores, o que ajuda na mobilidade que a gente vai perdendo no dia a dia, trazendo equilíbrio, resistência e evitando quedas.”
Nilceia Effgen, coordenadora do Cras de Porto Novo, explica que a atividade faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é um conjunto de serviços realizados em grupos.
Os serviços ofertados são oficinas para crianças, adolescentes e idosos, como teatro, capoeira, música e atividade física. De segunda a quinta-feira, são oferecidas atividades para crianças e adolescentes pela manhã e à tarde. Já os idosos são atendidos às terças e quintas-feiras pela manhã.
O Cras de Porto Novo também está aberto para oficinas motivacionais, que funcionam às segundas e quarta-feiras, com oficinas de artesanato.
Fonte : Prefeitura de Cariacica
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui