Cariacica reduz taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em mais de 55%
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado na terça-feira (04), Cariacica tem um dado importante: o município registrou em 2024 uma redução de mais de 55% no número de óbitos de mulheres por câncer de mama. Segundo dados do Datasus (atualizados no dia 13/01/2025), neste período, 22 mulheres foram a óbito devido à doença, contra 49 no ano anterior.
O exame de mamografia é uma das principais ferramentas para indetificar precocemente a doença, permitindo tratamentos mais rápidos e aumentando, assim, as chances de cura. Em Cariacica, 9.329 mamografias foram realizadas em 2024, após serem solicitados por médicos e enfermeiros das 30 Unidades Básicas de Saúde. E essa importante ferramenta, que auxilia no tratamento da doença precocemente, também tem data comemorativa e será na próxima quarta-feira (05), o Dia Nacional da Mamografia.
A realização do exame possibilita o rastreio da doença em mulheres de 50 a 69 anos, com intervalo bianual. Mulheres com menos de 50 anos realizam o exame apenas quando há risco elevado para a doença, seja por histórico familiar ou alterações na mama.
Nos casos em que a mulher tenha mais de dois anos sem realizar a mamografia e esteja na faixa etária de 50 a 69 anos, é recomendado que acesse o portal “A Minha Saúde – Saúde Sexual da Mulher” ou a Unidade de Saúde mais próxima para agendar uma avaliação com um profissional de saúde.
“A redução nos óbitos por câncer de mama em Cariacica é uma conquista significativa, refletindo a eficácia das campanhas de detecção precoce através da mamografia, além de ações de promoção de hábitos saudáveis”, avalia a coordenadora de Política da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Cariacica, Rita Cristina.
Fonte : Prefeitura de Cariacica
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui