Carnaval 2024: União Jovem de Itacibá conta a vida de Maria Ortiz no Sambão do Povo neste domingo (4)
O colibri da Academia Recreativa Escola de Samba (Ares) União Jovem de Itacibá vai pousar no Sambão do Povo neste domingo (4), no dia do Grupo B do Carnaval de Vitória.
A agremiação de Itacibá apostou na história de Maria Ortiz, uma guerrilheira capixaba, filha de um casal espanhol. A escola, que vai desfilar com o enredo “Maria Ortiz – Uma Heroína Capixaba” quer ser campeã e assim voltar para o Grupo A.
A escola é a quarta a desfilar e está prevista para entrar na passarela do samba por volta de 21h15. A entrada é gratuita.
A União Jovem de Itacibá vai contar com um carro alegórico, dois quadripés, 13 alas com fantasias gratuitas que podem ser retiradas na sede da escola, em Itacibá, além de conter 600 componentes e dois casais de mestre-sala e porta-bandeira. Para este ano, foi montada uma comissão de carnaval.
A vice-presidente da escola Edilandin Santana contou que a agremiação é produzida com muita garra, com o esforço da comunidade. “Aqui todos nós ocupamos várias funções para colocarmos a mão na massa. Nossa expectativa é voltar para o Grupo A e, um dia, para o Especial. Vamos levar para a avenida quem foi Maria Ortiz e mostrar a força da mulher, entre todos os atributos que ela representa. O trabalho é árduo e cansativo e estamos confiantes”, afirmou.
No barracão, os trabalhos estão sendo realizados para colocar na avenida a história de Maria Ortiz em várias fases da vida. O carro terá a escadaria que leva o mesmo nome dela, que fica no Centro de Vitória. Palco de muitas lutas contra os ataques holandeses.
A União Jovem vai retratar o amor de Ortiz pelo Espírito Santo, as batalhas enfrentadas, a luta, a força e resistência da mulher, e a comemoração da vitória contra os holandeses, tudo terminando em festa, assim como deve ser o Carnaval.
Pela primeira vez na União Jovem de Itacibá, mas com experiências em outros carnavais, o diretor de carnaval Rivelino Teixeira contou o que o público pode esperar da agremiação. “Nossa intenção é levar a escola ao lugar que ela merece. Estamos trabalhando muito por isso. Nosso tema é de época, mas o desfile terá tudo que o público tem direito. Muita leveza, alegria, beleza, e sempre com a confiança de subir para o tão sonhado Grupo A”, afirmou.
A escola
A União Jovem de Itacibá é a escola de samba mais antiga de Cariacica, com 47 anos de história. Foi fundada em 22 de maio de 1976, como bloco de rua. Após registro no cartório, se tornou escola de samba, que desfilava na Avenida Princesa Isabel, onde eram realizados os desfiles, antes do Sambão do Povo. Em 1986, com o cancelamento do Carnaval em Vitória, parou de desfilar.
Após mais de 20 anos, retornou em 2007 como o bloco de rua Só Parceiros de Copo (SPC), que apresentava uma miniestrutura de escola de samba. Onze anos depois, em 2018, após reconhecimento da então Liga Espírito-santense das Escolas de Samba (Lieses), foi classificada como escola de samba novamente, no Grupo B.
Cante o samba
Senhora da Penha
Iluminou os caminhos da jovem mulher
Com pulso forte, voz aguerrida
Clamando o apoio da Vila
Deixa a água ferver e a brasa queimar… contra o invasor: é fogo de artilharia
Escrever a história, a arte da guerra
Faz despertar a força da mulher
Liderança de um povo, união do Pelourinho
Ninguém é forte sozinho
A lua resplandece a bravura
O tempo marca nossa trajetória
Felicidade ver o brilho das estrelas
Lembranças da grande vitória!
É carnaval, tem batucada para celebrar
Na rua, na praça, na escadaria!
Seu nome é coragem, nossa heroína!
Itacibá: exalta a força feminina!
Tem sangue Jovem, nossa União!
É resistência que corre nas veias
Orgulho capixaba, canta alto e diz:
Maria Ortiz!
Redatora, moderadora e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui