Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será no próximo dia 8
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água está chegando! A festa acontece no próximo dia 8 de abril, segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, e terá uma programação especial com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo tradicionais e bandas de congo convidadas.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
O secretário de Cultura e Turismo de Cariacica, Paulo Roberto de Oliveira, destacou a importância do evento para a cidade. “O Carnaval de Congo é uma tradição da nossa cidade e que atrai pessoas de todos os lugares. É um verdadeiro legado para as futuras gerações”.
Para o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, Jefferson de Azevedo, conhecido como Mestre Jeffinho, a festa é um encontro da cultura popular congueira.
“O maior legado da festividade é dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense, ao mesmo tempo que promove o sentimento de pertencimento da comunidade congueira”.
O evento começa com a concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Às 10 horas tem a saída do cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval, com cânticos sendo entoados sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.
Logo depois começa a missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, celebrada pelo padre Ivanir Martins, com participação das bandas de congo.
Show
No início da tarde, às 13 horas, é a vez da banda Casaca subir ao palco e cantar vários sucessos conhecidos pelos capixabas. Às 14 horas é o grande encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas, como São Benedito de Piranema; Unidos de Boa Vista; São Benedito de Boa Vista; São Sebastião de Taquaruçu; Santa Izabel; Mestre Tagibe; e as convidadas Apae de Cariacica; Amores da Lua, de Vitória; Mestre Honório e Madalenas do Jucu, de Vila Velha; Jovem de Manguinhos e de Bicanga, da Serra.
Outro ponto alto da festividade é a tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal e que está marcada para começar às 17h30. Em seguida, a festa termina com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo, seguida de show pirotécnico.
João Bananeira
A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica, que juntamente com o Carnaval de Congo de Máscaras é patrimônio imaterial da cidade.
No local terá vários estandes de venda de alimentos, bebidas e artesanato, e também oficina de pintura de minimáscaras do João Bananeira. Não é permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e conta com parceria da Prefeitura de Cariacica.
Confira a programação do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água 2024
Data: 8 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água
- 8h – Concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água
- 10h – Saída em cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras, entoando cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo
- 10h30 – Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com o padre Ivanir Martins, no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo
- 12h – Discurso das autoridades e patrocinadores
- 13h – Show com a banda Casaca
- 14h – Encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas
- Bandas de congo tradicionais
- Banda de Congo São Benedito de Piranema
- Banda de Congo Unidos de Boa Vista
- Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
- Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
- Banda de Congo Santa Izabel
- Banda de Congo Mestre Tagibe
- Bandas convidadas
- Banda de Congo da Apae de Cariacica
- Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
- Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha)
- Banda de Congo Madalenas do Jucu (Vila Velha)
- Banda de Congo Jovem de Manguinhos (Serra)
- Banda de Congo de Bicanga (Serra)
- 16h – Apresentação das bandas de congo no palco principal
- 17h30 – Tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal
- 18h – Encerramento oficial com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim da festividade
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.