Cleidimar Alemão: “Cariacica tem potenciais para desenvolver agricultura e turismo”

Cleidimar Alemão: “Cariacica tem potenciais para desenvolver agricultura e turismo”

Vereador de Cariacica

Cleidimar Alemão. Vereador. Filho de Cariacica. Nome de registro, Cleidimar Helmer. Cidadão nascido e criado na Zona Rural do município, operando, construindo e buscando dias melhores para a população de sua amada cidade.

“Sou um jovem de 48 anos”, afirma Cleidimar Alemão, que, também é presbítero da Igreja Assembleia de Deus, do Campo de Alto Lage e pastor auxiliar e Coordenador de Missões. Ele é casado há 27 anos com Maria Aparecida Costa Baptista. “Sou pai de cinco belos e amados filhos”.

Os pais, Ótimo Custódio Silva e Regina Helmer Silva. Aos seis anos de idade, Cleidimar ficou órfão. A família de oito irmãos passou por inúmeras dificuldades, sem casa para morar nem renda fixa, por exemplo. A mãe teve de lutar muito para sustentar a família.

Seis anos após o falecimento do pai, sua mãe se casou com Valmir Cardoso, em quem, Cleidimar e os irmãos, por 35 anos, tiveram um bom pai e amigo. Ele sempre procurou se espelhar no padrasto, que morreu em 2021. Ele órfão pela segunda vez.

Dona Regina direcionou os filhos para uma boa educação. Cleidimar Alemão, como autêntico filho de Cariacica, estudou na área rural, na conhecida “Escola do Alegre”, na divisa entre Viana e Cariacica Sede. Lá, ele consolidou seu estudo primário. Posteriormente, se formou secundarista no bairro Itacibá.

“Sou Filho do Campo, filho de lavrador, a minha mãe até hoje é lavradora, perdi meu pai muito cedo e mantivemos nossas raízes no campo, na Zona Rural de Cariacica. Conheço a Zona Rural de Cariacica como a palma de minha mão. Se você perguntar qual é a primeira rua do bairro Jardim de Alá, que é a rua Nossa Senhora da Penha. De lá, ao último bairro da Zona Rural que é o Pau Amarelo, conheço”.

Conduzindo a vida pública nas Graças de Deus, está em seu segundo mandato como vereador do município. Ele aponta a gestão do prefeito Euclério Sampaio como inovadora, com credibilidade política para desenvolver as potencialidades da Zona Rural, inovando a cidade com propostas políticas na área da agricultura e turismo, proposta maior, que busca com trabalho o representante da população da Zona Rural na Câmara Municipal de Cariacica.

Cleidimar Alemão acumula também um curriculum de ações nas atividades sociais, assistindo aos mais carentes e necessitados, com projetos que dignificam e encaminham para o bem, crianças, jovens, adultos e idosos, que no vereador buscam solidariedade diariamente.

Apostando sempre nas comunidades do campo, raiz de sua origem, o parlamentar enfatiza com entusiasmo contagiante, positivamente ao descortinar às potencialidades que a beleza da Zona Rural poderá proporcionar ao município, ao estado do Espirito Santo e ao Brasil, em função do poder da terra em abastecer, suprir com alimento e lazer abundante.

“A Zona Rural de Cariacica é minha paixão, temos nossas matas, temos a terceira maior reserva biológica do estado, somos referência na América Latina na produção da banana orgânica e a nossa extensão rural é produtiva, produzimos café, hortaliças, apicultura e somos ricos em potencias hídricos, possuímos 284 nascentes de aguas”, declara o vereador.

A conversa com o vereador Cleidimar Alemão proporciona um desejo de ver objetivos coletivos serem concretizados e, em breve, pela Graça Divina e ação política, poder desenvolver métodos que viabilizem o reconhecimento de todo potencial turístico, narrado em entrevista ao site www.folhacariacica.com.br

Os apelos de um dedicado homem do campo, representante de comunidades desprezadas por antigas gestões no município, tendo no momento a atual gestão Euclério Sampaio, como aliada na busca desses objetivos, que há muito já poderiam ter sido alcançados, minimizando o sofrimento na vida de milhares de moradores da Zona Rural e urbana no município.

O que é a ”Área Rural”, o que significa para o estado do Espirito Santo a Zona Rural de Cariacica, melhor, explane para nós a importância de Cariacica no cenário agrícola do Espirito Santo?

Para iniciar é importante informar que o nosso município é o possui áreas verdes bem preservadas. Somos uma potencialidade de “Matas Preservadas”. Cariacica possui a terceira maior reserva biológica do estado, a expansão rural de Cariacica ela é maior que a área urbana, a referência nacional em produção de banana orgânica, pira doce, saudável.

A extensão rural produz vários produtos, café, hortaliças, apicultura, somos ricos em potencialidade de nascentes de aguas, são aproximadamente 284 nascentes. Em nosso território está a Represa de Duas Bocas, que é uma das reservas que a Cesan – ES utiliza para abastecimento da Grande Vitória, e outras atividades em desenvolvimento. Cariacica é rica em potencialidades no agronegócio.

O município sedia a Central de Abastecimento – CEASA, que é uma importante estrutura do agronegócio. Como vereador, acha que o governo do estado deve planejar uma reestruturação, modernização, na estrutura da CEASA?

Com certeza. Cariacica é a porta de entrada e a porta de saída para Brasil. Quem vai para o norte, nordeste, passa por Cariacica; quem vai para o sul, sudeste, passa em Cariacica. Quem vai e vem paras Região das Montanhas do estado, que é produtora de grande parte de produtos Hortifrutigranjeiros, também passa em Cariacica.

Cariacica pela sua localização é a porta de entrada para o comércio, indústria e agronegócio. O espaço acessível da CEASA não tem o reforço garantido para o produtor rural (não só de Cariacica), para as cooperativas, para os compradores e usuários da CEASA, ou seja, para quem necessita adquirir produtos Hortifrutigranjeiros na localidade. Tornou-se necessário investimentos para se tiver mais qualidade na estrutura, visando apoio e operacionalidade para quem trabalha e também, para quem necessita usar a CEASA diariamente, que é um expressivo local de reforço na estrutura de abastecimento para o estado e também para os estados das Região Sudeste e para o Brasil.

Com relação às estruturas de escoamento dos produtos agrícolas, como estão as vias, estradas e pontes, que interligam, ligam a Zona Rural de Cariacica as cidades vizinhas e a própria Cariacica após as fortes chuvas de ocorridas no final e início do ano?  

Na verdade, ao longo dos últimos anos tivemos avanços, foram feitos muitos investimentos do governo do estado, governo federal e da própria prefeitura no sentido de melhorar a situação em geral dos moradores da Zona Rural. A nossa região fica entre região de montanhas, como Cariacica fica entre muitos morros, então com as chuvas muita destruição ocorreu com as fortes chuvas. Trazendo muitas dificuldades ao homem do campo.

Muita destruição nas encostas, queda de barreiras, destruição das vias vicinais, estradas regionais – ES, pontes. O Espaço que liga Boqueirão a Santa Leopoldina totalmente danificado.

O espaço que ligava Cariacica a Viana o acesso ficou muito prejudicado, o espaço que liga a área urbana a área rural, a Escola Rural, que fica dentro da Estação Biológica Duas Bocas, em estado muito ruim, sem condições de voltar ás aulas, ficamos muito prejudicados, mas o prefeito Euclério Sampaio está agindo junto ao governo Renato Casagrande e em breve estarão recuperadas e a situação estiando as chuvas voltará a normalidade.

O que é a Estação Biológica Duas Bocas?

É um marco na questão ambiental no estado. Uma área que foi protegida como Reserva Florestal desde 1965 e em 1991 tornou-se Reserva Biológica, uma reserva de domínio público. Na reserva encontra-se a Represa de Duas Bocas que faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro.

Região de Mata Atlântica 3m uma área de aproximadamente 3 mil ha, totalmente regularizada. Abrange três municípios Cariacica, Viana e Santa Leopoldina.

Onde temos as nossas proteções de nascentes de agua, das nossas orquídeas, das nossas matas/plantas medicinais, ela é um orgulho para Cariacica. Mata virgem sem impacto humano, vale apena visitar, é aberta a escolas e visitações, sendo necessário agendar a visita.

O agro turismo em Cariacica tem potencial para se desenvolver e gerar emprego e renda para o homem do campo? O que mais necessita ser feito pelo agro turismo no município?

Ainda é muito pouco explorado, porém, o agro turismo já existe. São pequenos produtores rurais onde utiliza as nascentes de água natural e cachoeiras formando piscinas naturais, em ambiente de ar puro e muito verde. As montanhas de Cariacica são mais bonitas que as montanhas de Domingos Martins, formando vista belíssimas.

O que necessitamos é de investimentos impactantes, de atração para que empresários do setor hoteleiros e pousadas passem a fazer investimentos, já existem empresas investindo. Porém, podemos muito mais em termos de potencialidades.

A Região de alto Roda d’agua e Duas Bocas possuem estâncias que proporcionam até rapel. O Brasil sabe disto, temos turistas do pais inteiro que passam dias na região.

Temos a competição nacional de carrinho de rolimã, acontece dentro de alto Roda d’agua. Temos o congo, cultura tradicional afro descendente, que acontece dentro da área rural do município. Outro evento marcante em nossa região rural é a “Festa da Banana”, realizada anualmente, um evento que cresce em público e qualidade a cada ano.

A potencialidade para atrair pequenos, médios e grandes negócios é impactante. Necessitamos levar aos nossos governantes, e eles abrirem os olhos para terem a visão correta para a indústria do agronegócio na economia municipal e estadual.

O senhor propõe a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento e Turismo Municipal em Cariacica, para proporcionar condições de impactar essas potencialidades?

O mundo hoje precisa respirar ar puro, um ar limpo. A qualidade de vida hoje se faz com projetos e investimento projetado naquilo que vai trazer sustentabilidade com qualidade de vida. Estamos acima da média da gravidade do mar, o vento é com qualidade, o respirar na natureza vem com qualidade.

A proposta da secretaria visa preservar, cuidar, atrair investidores, investir, gerar renda, e não é só para se ganhar dinheiro, para preservar e cuidar de nosso patrimônio verde.  E assim fazer com que as pessoas se encantem com a Zona Rural de Cariacica.

A potencialidade para atrair pequenos, médios e grandes negócios é impactante. Necessitamos levar aos nossos governantes, e eles abrirem os olhos para terem a visão correta para a indústria do agronegócio na economia municipal e estadual. O agro turismo é parte do futuro do nosso homem do campo e da cidade também.

Somos rodeados de cidades vizinhas maravilhosas e bem desenvolvidos na questão do turismo. Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Vitória, Vila Velha e estamos bem próximo de Guarapari.

O senhor tem desenvolvido trabalhos na área social, pode nos dar exemplos deste tipo de apoio a instituições?

Fico feliz em poder destinar recursos por meio de emendas parlamentar para instituições. Destinamos uma emenda no valor de R$ 50 mil para compra de 1.382 caixas de alimentos que estão sendo destinadas a Cooperativa de Trabalhadores Rurais de Cariacica visando auxiliar a instituição a atender aos trabalhadores neste momento de dificuldade.

Outro momento de auxilio foi a emenda que destinamos a instituição Cariacica Down, no valor de R$55 mil onde contribuímos para manutenção dos salários dos profissionais que atuam no importante projeto filantrópico cuidando de crianças especiais.

Como Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, do Campo de Alto Lage, Pastor Auxiliar e Coordenador de Missões é dedicado membro do Projeto Sinai há 15 anos, participando da reabilitação de várias vidas, reconduzindo irmãos necessitados a paz espiritual e reabilitação para convívio social. No projeto anjos da madrugada, também, atua como coordenador.

Outra ação está na área educacional, no desenvolvimento do maior projeto da educação em Cariacica, que é a campanha solidaria em favor da educação, já atendeu mais de 5mil crianças em 8 anos de projeto.  Para o projeto RÉAME destinou 20 mil reais

Atua também como coordenador da Caravana Levando Esperança ao Sertão na Bahia, atendendo mais de 3 mil famílias, levando a palavra espiritual e incentivando no sistema de cooperativismo, gerando economia, renda e proporcionando dignidade ao sertanejo. Há sete anos participa da ação de socialização no sertão.

Considero muito importante agradecer a ajuda recebida ao longo da vida, ajudando, propagando o bem, somos verdadeiramente felizes.

 

Mário Berardinelli | Editor