Coleta de amostras de materiais têxteis é realizada pelo Ipem-ES em Cariacica

Coleta de amostras de materiais têxteis é realizada pelo Ipem-ES em Cariacica

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas de Londrina – PR (LALON), conduziu uma operação para coleta de amostras de materiais têxteis para análises clínicas no primeiro semestre do ano.

Agentes do Ipem-ES realizaram a operação no município de Cariacica, com o objetivo de coletar amostras de peças de roupa para análises qualitativas e quantitativas. O exame visou verificar os componentes têxteis presentes nas amostras e a porcentagem de cada um em comparação com as informações na etiqueta do produto.

De acordo com o Inmetro, as etiquetas de produtos têxteis devem incluir informações como o nome ou razão social do fabricante e CNPJ, país de origem, componentes têxteis (como elastano, poliéster, algodão), instruções de lavagem e tamanho ou dimensão da peça. Há uma tolerância de 3% permitida para materiais têxteis com composição mista, ou seja, peças que contêm mais de um componente têxtil. Esta tolerância representa a diferença entre os percentuais indicados na etiqueta e os resultados da análise.

Durante a operação, foi identificada uma discrepância em uma amostra retirada de uma loja de roupas, que não atendeu ao limite de tolerância estipulado. Como resultado, o fornecedor foi notificado para pagar uma multa e corrigir as irregularidades, conforme prevê o Art. 8º da Lei 9.933/1999.

A fiscalização realizada pela equipe de qualidade de produtos do Ipem-ES visa garantir que os consumidores adquiram peças que atendam aos padrões de qualidade exigidos e assegurar a conformidade nas relações comerciais.

Para denúncias ou suspeitas de irregularidades, os cidadãos podem entrar em contato com o Ipem-ES pelos seguintes canais:

Fonte : Governo do Estado