Covid-19: Idosos começam a receber 4ª dose da vacina nesta segunda (21)

Covid-19: Idosos começam a receber 4ª dose da vacina nesta segunda (21)

As pessoas com mais de 60 anos que já tomaram o reforço da vacina contra a Covid-19 há 90 dias ou mais já podem receber a quarta dose. A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) abre o agendamento nesta segunda-feira (21), às 14 horas, no site vacinaeconfia.es.gov.br e a aplicação acontece a partir desta terça-feira (22).

O Governo do Estado escolheu o município de Cariacica para dar início a essa nova fase da campanha. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), quando o prefeito Euclério Sampaio e a secretária municipal de Saúde Roberta Goltara receberam o governador Renato Casagrande e o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes, na Unidade Básica de Saúde de Itaquari. A médica Rosana Leite de Melo, secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, participou do evento por meio de videoconferência.

Para marcar o início desta etapa, foram convidados os pastores da Assembleia de Deus Kemuel Sotero, 74 anos, e Arnaldo Candeias, 89, e o frei Pedro Engel, 86 anos, um dos frades do Convento da Penha. O governador Renato Casagrande, de 61 anos, e o subsecretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, de 63, também foram imunizados.

“Pedimos que procurem a sua unidade de saúde, já que temos todas as doses da vacina garantidas. Está provado que quem toma a terceira dose tem uma resposta melhor contra a doença. Estamos vendo novas variantes surgindo e quanto melhor a cobertura vacinal mais chances de evitarmos o surgimento de novas variantes. Tenho 61 anos e tomei a quarta dose e posso dizer que é uma sensação muito boa em saber que estou mais protegido”, salientou Casagrande.

Vacinados

O pastor Arnaldo Candeiras, 89 anos, presidente da Convenção das Assembléias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros (Cadeeso), disse que é importante participar da vacinação para ser um exemplo para todos. Frei Pedro Engel, 86 anos, ressaltou que tomar a quarta dose é uma questão de responsabilidade coletiva. “É uma garantia de ter uma vida melhor e mais saudável”, frisou.

“A população idosa capixaba adere muito à campanha, somos o Estado com melhor adesão à vacina. Nossos idosos têm sido exemplo para todo o Brasil sobre a importância da vacina para vencermos a pandemia”, destacou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

“Para o município de Cariacica, é uma honra iniciar esta nova etapa da campanha por aqui. Já temos vacinas garantidas para todos que quiserem tomar a quarta dose”, disse o prefeito Euclério Sampaio. Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde de Cariacica, detalhou o panorama de vacinação na cidade. “Em Cariacica, são 50 mil idosos com 60 anos ou mais. Destes, 42 mil já estão aptos a receber a dose de reforço, porque já tomaram a terceira dose há pelo menos 90 dias.”

Pesquisa
O município de Cariacica também foi o escolhido para a pesquisa “Efetividade, Imunogenicidade e Segurança da Segunda Dose de Reforço (Quarta Dose) da Vacina Contra a Covid-19 em Idosos: Estudo Reforça Mais (Plus Booster)”, realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), com apoio da Secretaria de Saúde de Cariacica.

No próximo dia 26, haverá um mutirão de vacinação na UBS de Itaquari para aplicação da quarta dose em idosos e, neste dia, as pessoas interessadas serão convidadas a participar do projeto. Serão 240 vagas no estudo e os idosos que aceitarem participar serão acompanhados pela equipe do Hucam ao longo dos seis meses seguintes.

“O município acredita na ciência. Para nós, é uma satisfação contribuir para esse estudo, firmando essa parceria em que disponibilizamos espaço, equipamentos e onde nossos idosos serão acompanhados”, conclui Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Reprodução PMC