Em três anos, quase 30 mil novas empresas foram abertas em Cariacica

Em três anos, quase 30 mil novas empresas foram abertas em Cariacica

Com forte vocação para o empreendedorismo e ambiente favorável para novos negócios, Cariacica acumula a abertura de quase 30 mil novas empresas na cidade nos últimos 3 anos. De janeiro de 2021 até 21 de maio deste ano, 29.498 novos empreendimentos, entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte e empresas de médio e grande porte, foram instalados na cidade.

Os dados são oriundos do levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica (Semdei). Das quase 30 mil novas empresas, 3.926 delas foram abertas em 2024 –  1.337 de novas empresas abertas em janeiro, 805 em fevereiro, 796 em março, 1061 em abril e 612 até 21 de maio – sendo elas Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), empresas de médio e grande porte.

Para o prefeito Euclério Sampaio a chegada de novas empresas na cidade se deve ao ambiente de negócios  favorável que vem sendo criado em Cariacica. “A administração pública tem trabalhado incansavelmente para simplificar processos, oferecer incentivos e apoiar nossos empreendedores. Este crescimento não é apenas um número, mas sim o reflexo do esforço conjunto para transformar Cariacica em um polo de desenvolvimento econômico. Esses números reforçam o compromisso contínuo com a criação desse ambiente propício para os negócios”, celebra o prefeito.

A criação de iniciativas como o Simplifica Cariacica, o fortalecimento do programa Nossocrédito, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e o lançamento do Plano do Ecossistema de Inovação, por exemplo, foram essenciais para a chegada de novas corporações.

Atualmente, Cariacica apresenta 786 atividades dispensadas de Ato Público, ou seja, sem burocracia. Com isso, a alcançou e mantém no 1º lugar no Ranking da Liberdade Econômica do Estado. “A simplificação dos processos e a criação de um ambiente mais favorável para os negócios garante maior liberdade e menos burocracia para os empreendedores”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei) de Cariacica, Lúcia Dornelas.

 

Facilidades

 

E as facilidades para abrir novas empresas em Cariacica foram reconhecidas nacionalmente em 2023. O relatório do Ranking Nacional da Lei da Liberdade Econômica, elaborado pelo Ministério da Economia e divulgado em novembro, colocou Cariacica em 1º lugar no Estado e em 17º lugar no Brasil como a cidade que mais facilita a abertura de empresas.

 

Prefeitura Empreendedora

 

A Prefeitura de Cariacica alcançou o primeiro lugar na 12ª edição do prêmio “Prefeitura Empreendedora”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), com o programa “Futuros Possíveis”, na categoria “Cidade Empreendedora.

O programa é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento econômico e o estímulo ao empreendedorismo no município que visa a criar um ambiente propício para negócios, com foco em três setores principais: logística, hospitalar e serviços, e microempreendedores individuais (MEIs).

Uma das primeiras ações do programa foi o decreto do Comitê Gestor de Desburocratização. Logo em seguida foi criado o Programa Simplifica Cariacica, que visa a tornar a cidade desburocratizada, sem papel e inovadora. Com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação foi possível concentrar diversas outras iniciativas de promoção ao empreendedorismo e geração de emprego e renda, em parceria com as demais secretarias da administração pública.

O programa inclui, ainda, workshops e diálogos com grandes empresas e instituições empresariais para fomentar ideias e estratégias de crescimento econômico. Um dos objetivos centrais é atrair novos negócios e facilitar a instalação de empresas na cidade, valorizando especialmente os microempreendedores locais. No dia 11 de junho, Cariacica disputará a premiação nacional do Sebrae, em Brasília.

 

Fonte: Prefeitura de Cariacica