ES vai reduzir para 90 dias intervalo da dose de reforço contra a covid-19 em idosos
O intervalo da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos será reduzido para 90 dias no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta quarta-feira (17).
“Uma dose de reforço representa, para essa população, uma possibilidade de melhorar o desempenho desses imunizantes para o resultado do controle da internação de pacientes graves e óbitos. Desta maneira, o Espírito Santo já procedeu com a redução do prazo, inclusive antes do Ministério da Saúde. Agora, neste momento, estamos reduzindo o prazo da dose de reforço para 90 dias”, explicou.
Nésio explicou que o prazo de 5 e 6 meses para aplicação da dose de reforço em idosos não é adequado para responder ao estímulo necessário no sistema imune, já que pode acontecer um escape vacinal.
“Foi acertada a decisão do Ministério da Saúde de iniciar a vacinação do reforço nos idosos, mas o esquema de doses de reforço com 6 meses e depois com 5 meses, se demonstra inadequado para responder ao estímulo necessário no sistema imune dos idosos, naqueles que apresentam um comportamento no percentual do escape da eficácia da vacina.”
Por que o Estado decidiu antecipar a dose de reforço?
Ao justificar a antecipação, o secretário de Saúde destacou que a maioria dos óbitos registrados no Espírito Santo entre a população vacinada com as duas doses, ocorreu em pessoas com mais de 60 anos.
Reprodução: Folha Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui