Escolas cívico-militares: Prefeitura divulga cadastro de pretensão de vagas das escolas em tempo integral

Escolas cívico-militares: Prefeitura divulga cadastro de pretensão de vagas das escolas em tempo integral

A Secretaria de Educação (Seme) vai abrir o cadastro de pretensão de vagas para matrículas do ano letivo de 2022 nas duas escolas cívico-militares e nas seis unidades de ensino em tempo integral. Entre os dias 23 e 30 de dezembro os pais e responsáveis podem preencher o cadastro no site da Prefeitura de Cariacica.

Os nomes dos alunos contemplados com as vagas serão divulgados entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022, também no site da Prefeitura, e o período de matrículas será entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2022.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Itanguá, no bairro de mesmo nome, e Doutor Afonso Schwab, em Jardim América, serão as escolas cívico-militares do município. Já as escolas em tempo integral serão as seguintes: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gladiston Regis Barbosa, em Jardim Botânico; Emef Pautila Rodrigues Xavier, em Jardim América; Emef Alvaro Armeloni, em Oriente; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; Emef Cel. PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá; e Emef Eliezer Batista, em Jardim América.

“Essa organização das matrículas nessas escolas é importante porque 2022 será o primeiro ano dos dois modelos em Cariacica, ambos com grandes expectativas por parte da população. Os critérios para que um aluno seja contemplado com as vagas são semelhantes para as matrículas das escolas regulares, que já estão acontecendo. No caso das escolas cívico-militares e de tempo integral o que se difere é que, se a demanda for muito grande, haverá o sorteio das vagas. Por isso é importante que as famílias preencham os formulários nas datas marcadas”, esclareceu José Roberto Martins, secretário de Educação.

 

Confira os critérios que serão levados em conta no processo de matrículas:

 

    • Existência de vaga na unidade de ensino.

 

    • Estudantes público-alvo da Educação Especial (crianças com deficiência, altas habilidades/superdotação, transtorno global do desenvolvimento) que residam próximo à escola.

 

    • Crianças residentes no bairro onde está localizada a unidade de ensino.

 

    • Crianças residentes em bairros adjacentes.

 

    • Criança que tenha irmão(s) estudando na unidade de ensino pleiteada, desde que tenha vaga.

 

Havendo número maior de estudantes interessados nas vagas que cumpram os critérios de prioridade em relação às vagas disponíveis, será relizado um sorteio entre os inscritos no cadastro de pretensão de vagas para definição dos alunos contemplados com a vaga para matrícula.

Os alunos não contemplados no sorteio das vagas para o ano letivo 2022 irão compor uma lista de espera. As diretorias das escolas ficarão responsáveis pelo acompanhamento e convocação dos alunos para matrícula, no decorrer do ano letivo, caso surjam vagas. A lista de pretensão de vagas terá validade somente para o ano de 2022.

 

Ensino regular

 

Já as matrículas para as escolas regulares da rede municipal de ensino já estão abertas. Confira aqui o cronograma. 

 

 

Reprodução: PMC