Fim do pedágio na Terceira Ponte: relembre a luta de Euclério Sampaio por essa conquista

Fim do pedágio na Terceira Ponte: relembre a luta de Euclério Sampaio por essa conquista

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, comemora a vitória de uma luta que marcou sua trajetória política: o fim do pedágio na Terceira Ponte. Desde sua atuação na Assembleia Legislativa, Euclério atuou para aliviar o peso dos pedágios que impactavam a vida de milhares de pessoas. O fim do pedágio é a coroação de uma de suas principais bandeiras políticas.

O esforço de Euclério Sampaio em sua campanha de “Pedágio Zero” iniciou ainda quando era deputado, objetivo que expõe em vídeo. Segundo o político, a Ponte possuía um contrato de concessão que previa cobrança de pedágio até 2001. “Tem dez anos que eu falo a mesma coisa: a Ponte já está paga”, diz Euclério em vídeo. “Temos direito a pedágio zero”, defende.

Em 2003, em seu primeiro mandato, Euclério apresentou seu primeiro projeto de lei para acabar com o pedágio na Terceira Ponte. O projeto foi rejeitado. Euclério não desistiu, apresentando outros projetos com proposta e teor semelhantes. Os projetos igualmente não receberam aprovação.

Em 2013, durante a onda de manifestações pelo Brasil, o pedágio na Ponte foi alvo de protestos e de críticas. Na ocasião, Euclério Sampaio apresentou novo projeto de lei, que recebeu mais atenção devido ao clamor do povo nas ruas. Na ocasião, houve a forte impressão de que a idéia seria aprovada, devido aos protestos. O projeto, no entanto, foi novamente rejeitado.

Mesmo diante das rejeições, Euclério continuou a defender a suspensão ou a extinção do pedágio por meio de pronunciamentos, de opiniões e de outros projetos, encabeçando a busca desse objetivo. Além de atuar contra o pedágio, Euclério também propôs a instalação na Ponte de grades de proteção contra suicídios e denunciou uma suposta “majoração” na planilha que gerava o preço do pedágio, entre outros esforços relativos à Ponte.

Finalmente, em 2023, vinte anos depois, a proposta de acabar com o pedágio da Ponte entrou em pauta mais uma vez. Desta vez, a proposta foi enfim aprovada. “A partir de 22 de dezembro de 2023, a Rodosol (Terceira Ponte / Guarapari) não terá mais pedágio!”, publicou Renato Casagrande em suas redes sociais. “Os serviços existentes terão continuidad e serão prestados pelo Governo do Estado”, explicou.

Por sua atuação constante pela causa, a conquista do “Pedágio Zero” leva a marca de Euclério Sampaio. Ela representa muito mais do que uma redução no custo de vida: é também uma vitória da voz popular e um marco na carreira de um político que soube ouvir as demandas do povo e dar a ela voz na Assembleia.

Veja o vídeo abaixo e relembre a luta do deputado: