Força Nacional permanecerá em Cariacica até 2021
Por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias o prazo de permanência na Força Nacional no ES e em outros estados abrigos pelo programa ‘Em Frente Brasil’.
Por decisão do governo federal, os agentes da Força Nacional de Segurança permanecerão no município de Cariacica, na Grande Vitória, até o dia 21 de março de 2021.
Assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, a portaria que estende o tempo de permanência da Força Nacional no Espírito Santo por mais 90 dias, a serem contados a partir desta terça-feira (22), foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (21).
De acordo com a publicação, além do Espírito Santo, a prorrogação da presença dos agentes acontecerá nos estados da Pará, Goiás, Pernambuco e Paraná, que são atendidos pelo Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, o “Em Frente Brasil”.
O governo federal também estabelece que as operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. A publicação ainda prevê a possibilidade de novas prorrogações.
Força Nacional em Cariacica
A Força Nacional chegou ao Espírito Santo em agosto de 2019 para atuar em 28 bairros de Cariacica. O objetivo é reduzir índices de assassinatos. A indicação do município levou em consideração as taxas de homicídios entre os anos de 2015 a 2017.
Atualmente, Cariacica registra o maior número de homicídios entre os 78 municípios do Espírito Santo. Até 21 de novembro deste ano, a cidade já havia registrado 158 assassinatos.https://05e460a3734e1763bd559a2be8a6bce7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Em nota, a Prefeitura de Cariacica informou que vem acompanhando, por meio de reuniões quinzenais junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o trabalho da Força Nacional no município e que considera a presença dela importante na cidade para contribuir com questões relacionadas à segurança pública e ao combate à criminalidade em geral.
A Sesp também reafirmou que considera o papel da Força Nacional importante.
“A Sesp destaca a importância da presença dos policiais da FNSP, que atuam em conjunto com as forças de segurança estaduais, no combate à criminalidade não só em Cariacica, mas em toda a Grande Vitória, tendo em vista a dinâmica de ligação entre as organizações criminosas. Desde o início houve uma integração plena entre as instituições e a Sesp apoia a continuidade da presença dos militares em território capixaba”, disse a pasta em nota.
Fonte: g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.