Fraternidade Tabajara: A imponente estátua do índio com braços erguidos para o céu

Fraternidade Tabajara: A imponente estátua do índio com braços erguidos para o céu

Visto de longe por quem passa pela Rodovia do Contorno, a imponente estátua do índio com braços erguidos para o céu, em pé sobre um santuário de cor amarela, desperta a curiosidade de turistas. Construído em 1952 no alto de um morro, a Fraternidade Tabajara enche os olhos de quem visita. O monumento é uma homenagem ao Caboclo Tabajara, um dos espíritos cultuados na religião da Umbanda, e que dá nome ao bairro cariaciquense.

Reza a lenda que o Caboclo Tabajara era um índio de origem inca, que vivia no alto da Cordilheira dos Andes. Um dia, durante suas orações para o Deus Sol, recebeu a missão de resolver o conflito de outras tribos e levar a paz para povos irmãos. Assim, o indígena fez uma grande viagem descendo as margens do Grande Rio, reconhecido atualmente como rio Amazonas. O espírito de Tabajara reencarnou por 33 vezes entre caciques de várias regiões até cumprir seu objetivo. Assim que foi instaurada a paz, a alma do índio pôde descansar, não precisando mais reencarnar, ainda que continue atuando no campo astral, por meio de médiuns. Esta história é contada no romance “E O Sol Brilhou”, escrito por uma das fundadoras da Fraternidade Tabajara, Maria de Lourdes Labuto.

Veja a Localização abaixo:

A sensação de quem visita o templo é de entrar num ambiente sagrado e que inspira tranquilidade. No lado externo, um jardim com flores e árvores frutíferas traz paz e já deixa o corpo mais leve. Em seguida, uma escadaria dá acesso à porta principal, posicionada propositalmente de frente para o monte Mochuara. Construído em formato de cruz, a Fraternidade Tabajara foi planejada pelos médiuns que compõem a ordem, com as orientações de espíritos antigos.

No interior da casa, as cores vibrantes chamam a atenção do visitante, principalmente por conta de um arco-íris que atravessa todo altar principal. Bem decorada com flores, quadros e outros enfeites, cada item representa uma história, já que muitos deles são doações dos frequentadores.

O templo foi construído em 1952 com as orientações recebidas pelos médiuns da Fraternidade Tabajara

ACESSE O SITE:

https://www.fraternidadetabajara.org.br/

(027) 99845-8770