Independente de Boa Vista vai levar alegria, comédia e homenagens a humoristas para o Sambão do Povo

Independente de Boa Vista vai levar alegria, comédia e homenagens a humoristas para o Sambão do Povo

O barracão do Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Independente de Boa Vista está a todo vapor! Faltando poucos dias para o desfile no Sambão do Povo, a Águia Furiosa está preparando um grande repertório para 2023 com a história do humor nacional e a alegria que os humoristas proporcionam para o povo.

 

No espaço, muitas alegorias, fantasias, esculturas, tripés e adereços sendo produzidos para o desfile na madrugada de sábado (11) para domingo (12). Artesãos vindos do Rio de Janeiro e de Parintins (AM) realizam colagens de tecidos, pinturas de peças, pregam tábuas e fazem soldagens.

 

A hexacampeã do carnaval capixaba, que tem as cores azul, vermelho e branco, será a quarta escola do Grupo Especial que vai entrar no Sambão do Povo por volta de 1h30 da manhã. Serão 18 alas, dois tripés e três alegorias divididas em 1.800 componentes.

 

Com o enredo “Humor – Tanto Riso, Oh, Quanta Alegria! No Tom da Canção a Boa Vista Contagia!”, com Marcelo Adnet como um dos compositores, a escola vai homenagear grandes programas de comédia, como o Casseta & Planeta; A Praça é Nossa; Toma Lá, Da Cá; Sai de Baixo, e grandes nomes do humorismo local e nacional – Tonho dos Couros, Marly, Jô Soares, Dercy Gonçalves, Chico Anysio e Paulo Gustavo, entre outras personalidades. A Boa Vista também fará algumas homenagens.

 

“A Boa Vista vai chegar na avenida com muita alegria e muito humor. Vamos vir com muita garra para o Sambão do Povo e conquistar o público para levarmos mais um título. Estamos preparando um lindo show, com muitas homenagens aos grandes humoristas que fizeram parte da nossa história e nos fizeram dar muitas risadas”, disse o presidente da Boa Vista, Emerson Xumbrega.

 

A ideia surgiu do carnavalesco Marcio Puluker, que é estreante na Boa Vista. “O objetivo é levar a história do humor passando por várias fases, fazendo alusão à Divina Comédia que foi um pouco modificada, substituindo por humoristas e programas de humor que fizeram a alegria de muitas pessoas. O trabalho está intenso e iremos com tudo para levar mais um campeonato”, disse ele, que trabalha em parceria com Robson Goulart, outro carnavalesco da agremiação.

 

Experiência

 

Puluker já foi carnavalesco na Imperatriz do Forte. No Rio de Janeiro, a experiência dele é vasta, passando pelas escolas de samba Acadêmicos do Dendê; Império da Praça Seca; Acadêmicos da Abolição; Acadêmicos do Cubango; Inocentes de Belford Roxo; Acadêmicos do Sossego; Acadêmicos de Santa Cruz, entre outras. Ele também fez carnavais em Uruguaiana (RS), nas escolas Apoteose do Samba e Unidos da Cova da Onça e em Porto Alegre (RS).

 

Tayllor de Oliveira é veterano na Boa Vista. Atua há nove anos na agremiação e hoje é o chefe de adereços. “Boa Vista vai levar para a avenida um show, com ela sempre é acostumada a dar. A gente está preparando muita alegria, muitas cores, brilho e as pessoas vão amar o nosso trabalho, que está fluindo. Estamos desde o início de dezembro para fazer bonito no Sambão do Povo”, afirmou.

 

“A rotina de trabalho está bem intensa. A gente trabalha com alegria, de acordo com o enredo da Boa Vista, sobre o humor. Já estamos bem adiantados e muito tranquilos para levar mais um campeonato”, disse o aderecista Luiz Felipe da Silva,  que é de São João de Meriti (RJ). É a primeira vez dele na escola.

 

Parintins

 

Artur Júnior veio direto da Amazônia para ajudar no trabalho da Boa Vista com soldas de ferragens e movimentações nos carros alegóricos. Ele é de Parintins (AM) e está na agremiação pelo segundo ano consecutivo. “Trouxe a experiência dos festivais dos bois Garantido e Caprichoso, por onde passei, para aplicar na escola, para que seja um grande desfile”, destacou.

 

A escola

 

A Independente de Boa Vista como escola de samba possui 38 anos. Foi fundada em 14 de outubro de 1975, como o bloco de rua Mocidade Unida de Boa Vista, ligado a um time de futebol do bairro Itaquari, totalizando 48 anos de história. As cores da escola são azul, vermelho e branco. O mascote é a águia. O primeiro Carnaval da Boa Vista como agremiação foi em 1984. A escola de samba possui seis títulos. Os triunfos são de 2010, 2012, 2014, 2017, 2019 e 2020.

 

Confira a letra do samba-enredo da Independente de Boa Vista

 

Compositores: Ciraninho, Noca da Portela, Marcelo Adnet, Flavinho Bento, Noca Neto, Tinoco, Alex Magno, Milton Carvalho e Bid do Cavaco

 

“Humor – Tanto Riso, Oh, Quanta Alegria! No Tom da Canção a Boa Vista Contagia!”

 

Me abraça e me beija
No tom da canção…
Cheguei pra fazer
A galera sorrir
Eu sou Boa Vista
Um show de emoção
A Águia que faz
O “Sambão” sacudir

 

Amor, hoje acordei de bom humor pra desfilar
Brincar de ser feliz no Paraíso da ilusão
Divina comédia do samba
Que afasta a tristeza dos Bambas
Pecar nessa festa profana merece perdão
Que clima infernal
Na tela da Sétima Arte
Esquenta o purgatório tropical
Um beijo do Gordo Rei Momo já é Carnaval!

 

Acunha, menino!
A sanfona vai tocar
Nordestino faz piada quero gargalhar… Ôôô
Tem João Grilo e Trapalhão
Professores da alegria
Na Escolinha do Sertão

 

“Sai de Baixo” ninguém vai me censurar
Se o meu Brasil é um “Toma Lá Dá Cá”
Eu solto o verbo igual Dercy
Sorrir é resistir! Sorrir é resistir!

 

O meu Espírito é Santo e brincalhão
Até Marli caiu na “Batucada”
Eu sou do Circo e Peregrino
No teu sorriso o meu samba faz morada!

Fonte : Prefeitura de Cariacica