João Bananeira nas Escolas: alunos conhecem cultura de Cariacica

João Bananeira nas Escolas: alunos conhecem cultura de Cariacica

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariuza Sechin, em Nova Rosa da Penha, receberam a visita do personagem folclórico e patrimônio cultural da cidade, João Bananeira, com o projeto “João Bananeira nas Escolas”.

A ação, que aconteceu nesta terça (4), é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e de Educação (Seme), e visa a levar a figura do João Bananeira, ícone da cultura de Cariacica, para dentro das escolas por meio de apresentações feitas pelos alunos, além da história do personagem, com direito a caracterização, roupas típicas, instrumentos do congo e muita animação.

A apresentação também é interativa. As crianças participam o tempo inteiro ao longo da história da origem do personagem, contada pelo dançarino e artista Alfredo Godô. Além de assistir à apresentação, os alunos fazem vários objetos de artesanato, máscaras, cartazes e desenhos com a figura do João Bananeira para recebê-lo. Vestem as máscaras, tocam em objetos e nos instrumentos musicais, como a casaca.

Incorporado originalmente ao Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, a figura do João Bananeira equilibra fantasia e realidade da identidade folclórica da congada. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo com folhas de bananeira, o personagem se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de congo.

No meio da procissão, negros escravizados colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica.

Antes, ainda com as tradições mais enraizadas, para conseguir que não fossem identificados, os mascarados se vestiam nas plantações de banana da zona rural do município.

A dança e irreverência dos mascarados acompanham o som dos tambores e a voz dos congueiros que entoam antigas canções para homenagear a padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. A memória acompanha a história do congo da cidade, reforçada no ícone da manifestação popular representado pelo João Bananeira.

Fonte: Prefeitura de Cariacica