Luminárias inteligentes serão instaladas em Cariacica

Luminárias inteligentes serão instaladas em Cariacica

Cariacica se torna a cidade pioneira no Espírito Santo e irá testar uma tecnologia inédita que permitirá a implementação de redes inteligentes de 5G. Entre 30 municípios, a cidade foi escolhida para integrar o projeto piloto Conecta 5G, gerenciado pelo Ministério das Comunicações, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e implementado pela empresa Juganu.

A tecnologia que será testada em Cariacica começará no polo comercial de Campo Grande, mais precisamente na Avenida Expedito Garcia. Na prática, transforma as lâmpadas de iluminação pública em luminárias inteligentes que serão dotadas com diversas tecnologias, como rede 5G privada, Wi-Fi público, telegestão, sensores ambientais, videomonitoramento e reconhecimento facial.

O subsecretário de Tecnologia da Informação de Cariacica, Teófilo Dias, ressalta que, ao participar do Conecta 5G, Cariacica irá dar um salto ainda maior no processo de transformação digital e habilita o município a se tornar um espaço de inovação e replicação de projetos voltados à inovação, tecnologia e também implementar a IoT (Internet das Coisas) de forma rápida, integrada e eficiente.

O projeto piloto tem patrocínio da ABDI e irá permitir que Cariacica instale uma tecnologia que integre antenas 5G a luminárias públicas inteligentes, sendo uma solução à necessidade de elevado número de antenas para que a tecnologia 5G opere nas cidades.

A quinta geração das redes móveis (5G) trará muitos benefícios para a população e empresas, como conexões 100 vezes mais rápidas que o 4G, comunicações sem atrasos e novos serviços de cidades inteligentes.

Sistema

Desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para ser testada no projeto Conecta 5G, a luminária inteligente contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

A internet 5G utiliza ondas (faixas) milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão.

 

Fonte: PMC