Minishopping surge em antiga área da Brasperola às margens da BR-101 em Cariacica

Minishopping surge em antiga área da Brasperola às margens da BR-101 em Cariacica

Uma nova era se aproxima para a área de 250 mil metros quadrados onde, outrora, a empresa Brasperola prosperava às margens da BR-101 em Cariacica. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento do município, o local passará por uma transformação significativa, tornando-se um minishopping.

A notícia vem após a conclusão do processo de leilão da propriedade, realizado em duas fases no final de agosto, totalizando a cifra de mais de 44 milhões de reais, seguindo uma ordem judicial. O valor arrecadado está sendo direcionado para o pagamento das dívidas acumuladas pela empresa falida, que vão desde os trabalhadores até os diversos credores.

De acordo com Lucio Dornellas, Secretário de Desenvolvimento do município, a utilização dos recursos provenientes do leilão já está em curso. O montante de 41 milhões de reais está sendo empregado ao longo de dezembro para quitar as dívidas trabalhistas e os créditos extraconcursais. Este processo beneficiará não apenas os antigos funcionários, mas também diversos credores que têm direito aos valores devidos.

Segundo Mauro Colodete, leiloeiro responsável pela venda do terreno, o pagamento das dívidas trabalhistas já começou a surtir efeito. Na última segunda-feira (18), 1.530 ex-funcionários começaram a receber os valores devidos, movimentando agências e setores administrativos de bancos.

Rogério Spitz, administrador judicial do processo, assegura que os débitos trabalhistas serão completamente quitados ainda este mês. “Com muito esforço, conseguimos iniciar antes do Natal, um alívio para as famílias neste final de ano”, afirmou Spitz.

Além do pagamento dos créditos trabalhistas, parte dos recursos arrecadados com a venda do terreno, cerca de 7 milhões de reais, foi destinada à quitação de créditos extraconcursais. Esses créditos incluem valores devidos em Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), honorários de peritos e custos processuais, por exemplo.

Não se encerrando por aqui, propriedades da empresa Nobrio, localizadas em São Paulo e Pernambuco, também estão na mira para arrecadação de recursos destinados ao pagamento das dívidas. Um novo leilão para essas propriedades restantes está programado para fevereiro de 2024, conforme adianta Mauro Colodete. O destino financeiro dessas propriedades, espera-se, contribuirá ainda mais para a resolução das pendências financeiras da Brasperola.