Mutirões ampliam inscrições e atualizações do Cadastro Único em 2023 e mais de 60 mil famílias foram atendidas

Mutirões ampliam inscrições e atualizações do Cadastro Único em 2023 e mais de 60 mil famílias foram atendidas

Os atendimentos para os serviços de cadastramento e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) cresceram durante o ano de 2023 em Cariacica. No período, a Secretaria de Assistência Social realizou vários mutirões, que resultaram no atendimento de 60.046 famílias. Em 2022, os atendimentos foram de quase 26 mil pessoas.

 

No decorrer de 2023 foram realizados, entre os mutirões e os atendimentos, 46.835 pedidos por atualizações e 13.211 de novos cadastros. No ano anterior o número de atualizações chegou a 18.169 pedidos, enquanto que os de novos cadastros ficaram em 7.787 casos.

 

O CadÚnico é necessário para o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, Bolsa Capixaba, Benefício de Prestação Continuada (BPC), tarifa social para contas de água e energia, ID Jovem, carteira da pessoa idosa, além de taxa de isenção em concursos, Vale Gás, entre outros programas.

 

Os atendimentos para o cadastro e atualizações do CadÚnico são realizados em um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos bairros de Mucuri, Bela Aurora, Campo Verde, Graúna, Nova Rosa da Penha II, Padre Gabriel, Porto Novo e Rio Marinho.

 

“Trabalhamos com afinco em nossos Cras ao longo de 2023 para garantir o acesso da população em vulnerabilidade aos vários programas e benefícios sociais”, destacou a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.

 

Quem pode se cadastrar

 

Para se cadastrar no CadÚnico é necessário que as famílias tenham renda per capita de até meio salário mínimo por mês. Para isso, o responsável deve apresentar documentos originais de todos os componentes da família com os comprovantes de rendimento. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.