Nova lei vai reduzir filas para consultas de especialidades
Imagine ir à Unidade de Saúde do seu bairro marcar uma consulta com um especialista e já ser atendido nos próximos dias; sem filas que podem duras semanas, meses ou até anos em alguns casos. Pois falta pouco para que os moradores de Cariacica tenham isso como uma realidade do seu dia a dia: com a aprovação da nova lei que pretende reduzir – e até zerar – o número de pessoas que aguardam por especialistas na cidade, as cerca de 19 mil consultas pendentes no sistema municipal vão começar a ser realizadas já a partir de fevereiro.
A Prefeitura de Cariacica sancionou a lei complementar 096 de 2021, de sua própria autoria, que cria a nova tabela SUS para o município e, com isso, pretende estimular a participação de clínicas e profissionais da rede privada no Sistema Único e diminuir a fila por consultas de especialidades. Com uma demanda reprimida e com consultas pendentes, a Secretaria de Saúde vai abrir um edital para convocar parceiros nas áreas com maior demanda até o momento.
Nesta primeira fase do trabalho, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, nefrologia, psiquiatria, oftalmologia geral e ortopedia serão as áreas contempladas pelo edital e novas etapas são esperadas. Com a nova tabela, uma complementação de R$ 30 será paga pelo município para além dos R$10 já pagos pelo Estado a cada consulta.
Além das novas consultas de especialidades, a Prefeitura Municipal de Cariacica já realiza todos os tipos de exames de raios-x e ultrassonografia no Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem (CMDI), em Alto Lage, além de exames laboratoriais.
Fonte: Reprodução PMC
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.