Passaporte de vacina: novo sistema permite acesso em plataforma digital

Passaporte de vacina: novo sistema permite acesso em plataforma digital
1208457324

Os capixabas contam agora com uma novidade no sistema público de saúde do estado. O passaporte de vacina da plataforma ‘Vacina e Confia’ agora também pode ser acessado por meio de celular.

A apresentação da comprovação do esquema vacinal completo, com a primeira e a segunda dose ou vacina de dose única é possível pelo dispositivo móvel em ambientes que exigem a documentação.

O passaporte vacinal também informa a situação de quem ainda não se vacinou ou está com o esquema em atraso.

Na última semana, a plataforma registrou a solicitação de mais de 250 mil certificados de vacinação e, desde julho deste ano, mais de 14 milhões de certificados foram gerados.

Para acessar o passaporte é necessário utilizar o navegador do celular

O passaporte vacinal deve ser acessado por meio do navegador utilizado no celular, já que ainda não existe um aplicativo da plataforma ‘Vacina e Confia’.

Na página inicial, o primeiro passo é clicar no botão escrito ‘Cidadão’, que irá direcionar o acesso para o cadastro na plataforma.

Após fornecer o CPF, selecionar uma senha e confirmar a verificação de segurança, o portal abre uma página com os dados pessoais de vacinação.

Ao selecionar a opção ‘Passaporte Vacinal’, e o idioma desejado, o acesso é direcionado para uma página onde é apresentado o passaporte de vacinação.

No passaporte, são disponibilizados o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a data de nascimento e uma chave de autenticidade.

Na parte inferior do documento digital, três botões trazem as seguintes opções: ‘Mostrar QR Code’, ‘Imprimir’ e ‘Vacinas’, que mostra a fabricante do imunizante recebido, a data da aplicação e ordem da dose aplicada (primeira, segunda ou única).

Novidade foi desenvolvida para garantir transparência ao esquema vacinal

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destaca que a novidade proporciona mais transparência para a população capixaba.

“O desenvolvimento de atualizações na plataforma ‘Vacina e Confia’ facilita a identificação da situação vacinal do cidadão no acesso a eventos ou atividades que necessitem a apresentação da documentação, e garante mais transparência ao esquema vacinal”, afirmou.

novidade foi desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Passaporte vacinal capixaba ganha validade internacional

Pelo celular é possível conferir a visualização integrada com as vacinas registradas no cartão digital de vacinação do cidadão, que agora tem validade internacional.

“Os dados são apresentados em três idiomas: português, inglês e espanhol, garantindo validade internacional ao passaporte vacinal”, explicou o pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Fernando Lucas.

O estudioso disse ainda que 75% do total de 53 milhões dos acessos realizados ao ‘Vacina e Confia’ desde julho deste ano, foram originados a partir de dispositivos móveis.

Projeção para ‘Risco Muito Baixo’

Foto: Reprodução/ Sesa

A plataforma apresenta ainda outra novidade: a projeção de data para que microrregiões e municípios possam alcançar as metas de vacinação no risco muito baixo, que corresponde à cor azul no mapa de gestão de risco da covid-19.

A nova projeção, que inicialmente pode ser acessada pelo computador, aparece ao deslocar o cursor do computador para baixo, na aba “Meta para Classificação do Município Azul”.

Abaixo do “Visão por município”, há a opção de “porcentagem” e a de calendário, que, ao clicá-lo, é possível conferir as datas.

Na proposta, leva-se em consideração o ritmo de vacinação de cada município e microrregião nos últimos 15 dias, de acordo com os dados registrados pelos municípios na plataforma.

O sistema realiza uma média diária com base nas informações que são atualizadas para a projeção de quando a média poderá ser alcançada.

Se há aumento no ritmo de vacinação, a data diminui. Se houver a diminuição no ritmo, haverá a ampliação na data projetada.

Reprodução: Folha Vitória