Prefeitura de Cariacica retira 4,2 mil toneladas de lixo das ruas

Prefeitura de Cariacica retira 4,2 mil toneladas de lixo das ruas

Um mês de limpeza geral, preocupação com a saúde e obras em escolas. Assim a Prefeitura de Cariacica faz o balanço dos primeiros 30 dias da administração Euclério Sampaio (DEM). Só com a limpeza de canais e valões pela cidade foram retirados 4.200 toneladas de rejeitos. Ao todo, foram limpos e desassoreados 5.500 metros de canais.

A limpeza também alcançou ,as vias públicas, com o programa “Eu Amo Eu cuido”. Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), 2.100 toneladas de lixo e entulho foram coletadas em áreas públicas de toda cidade. Além disso, a operação tapa-buracos foi realizada em mais de 45 bairros e executou mais de 200 reparos.

“Estamos tentando fazer em 30 dias o que nunca fizeram em toda a história de Cariacica. Nossa cidade precisa deixar para trás a ideia de que é a menos desenvolvida da Região Metropolitana. Isso precisa ficar no passado, junto com aqueles que não cuidavam bem dela. Nós temos pessoal qualificado, nós temos boas ideias e nós temos disposição para fazer diferente e trabalhar por um futuro cada vez melhor para Cariacica e todos os nossos cidadãos”, disse Euclério Sampaio.

Na área de Educação, a prefeitura anunciou a reforma de escolas, entregou obras em unidades e recebe mais 20 educadores do programa Ensina Brasil. O projeto funciona na cidade desde 2019 e neste ano letivo terá 60 educadores de diversas partes do País para lecionar para alunos do Ensino Fundamental II, que inclui turmas do 6º ao 9º ano.

Na área da saúde, uma das prioridades apontadas por Euclério logo no começo do mandato, a prefeitura sancionou a lei que cria a nova tabela SUS para o município. Assim, pretende estimular a participação de clínicas e profissionais da rede privada no Sistema Único de Saúde e diminuir a fila por consultas de especialidades.

Em relação ao combate ao novo coronavírus, o município disponibilizou um Centro de Testagem para a realização de teste de covid-19. Assim, o cidadão que estiver apresentando sintomas relacionados ao coronavírus dentro do período estabelecido pelo Ministério da Saúde, entre o 4º e o 7º dia e buscar atendimento em uma das 29 Unidades Básicas de Saúde da cidade, passará por atendimento clínico e será notificado. A vacinação também acontece em Cariacica, com prioridade aos idosos do Lar Avedalma, que começaram a ser vacinados. Profissionais da área Saúde também estão sendo imunizados.

Um site para agendamento da vacina foi criado para que profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos possam marcar a vacinação. Por meio da página, será possível agendar o dia, horário e a unidade básica de saúde.

Na área de segurança, a prefeitura intensificou a fiscalização de ferros velhos para impedir a receptação de produtos roubados. A proposta da ação foi vistoriar os locais e orientar os proprietários para evitar que produtos como: tampa de bueiro e de boca de lobo, luminárias e fios de cobre sejam furtados. A medida visa reduzir os prejuízos ao patrimônio.

De acordo com dados da Semserv, até o momento, foram limpos e desobstruídos, dentro do programa “Cariacica, Eu Amo Eu Cuido”, nove córregos dos bairros Jardim América (1,9km); Nova Brasília (1km); Flexal I (250 metros); Vila Prudêncio (1,4 km); Graúna (80 metros); Oriente (500 metros); São Geraldo I (400 metros); Porto Novo (390 metros) e Jardim de Alah (302 metros).No total, foram limpos 5.500 metros de canais pela cidade e recolhidos 4.200 t de materiais.

Foram feitas as manutenções de 10 vias não pavimentadas utilizando o processo de fresagem, subproduto do asfalto, e agregado siderúrgico: Rua Emilio Cardoso, em Vila Prudêncio; Rua Santa Cruz, em Bairro Aparecida; Rua do campo do Barcelona, em Retiro Saudoso; Rua B, E, 3, 9, da Biquinha, do Tanque e Alameda Dr. Emilio Roberto Zanotti, em Vila Prudêncio.

O programa recolheu um total de 2.100 t de lixo e entulho das vias públicas dos bairros Alto Boa Vista; Alto Lage; Aparecida; Bandeirantes; Bela Aurora; Campo Grande; Cariacica Sede; Castelo Branco; Flexal I; Flexal II; Graúna; Itacibá;; Itaquari; Maracanã; Nova Brasília; Nova Rosa da Penha; Oriente; Padre Gabriel; Porto de Santana; Porto Novo; Presidente Médici; Retiro Saudoso; São Geraldo I e São Geraldo II.

A operação tapa-buracos atendeu 54 bairros e executou mais de 210 reparos em redes de drenagens e limpeza das redes de esgoto em mais de 38 bairros.

A operação tapa-buracos atendeu, até o momento: Flexal; Morro do Sesi; Porto de Santana; Porto Novo; Retiro Saudoso; Presidente Médici; Vila Oasis; Santana; Santa Rosa; Graúna; Tabajara; Itacibá; Itanguá; Nova Brasília; Nova Valverde; Oriente; Tucum ; Rio Branco; Dom Bosco; Dona Augusta; Santa Cecília; Santa Fé; Vila Palestina; Alto Boa Vista; Alto Lage; Expedito; Itaquari; Bandeirantes; Bela Aurora; Boa Sorte; Vista Mar; Campo Grande; Jardim América; Nova Rosa da Penha; Alice Coutinho; Antonio Ferreira Borges; Morro Novo; Prolar; Vila Merlo; São João Batista; Mucuri; Flor de Piranema; Novo Horizonte; Vila Independência; Vista Dourada; Vila Isabel; Maracanã; Morada Campo Grande; Rosa da Penha; Itapemirim; Santo André; Santa Bárbara; Campina Grande e Jardim Campo Grande.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) fez calçadas nos bairros Jardim Botânico, Oriente e Flexal I. Além disso, a Semob também está fazendo as calçadas nas fachadas das casas dos moradores, com o objetivo de trazer um caminhar mais seguro para os pedestres. Em Jardim Botânico, a secretaria faz o trabalho de drenagem e pavimentação das ruas Domingos Martins, Manaus, Volta Redonda e Visconde do Rio Branco; no bairro Oriente, as ruas Guaçuí, Alfredo Couto Teixeira e Santa Luzia e em Flexal, na Rua dos Militares.

A Secretaria Municipal de Serviços realizou a recuperação das ruas Bela Vista III e Travessa Santa Cruz, localizadas no bairro Aparecida. O procedimento envolve aplicação de revsol, para melhorar o tráfego de carros e a locomoção dos moradores que costumam passar pelo entorno do cemitério do bairro.

A praça de Cariacica Sede ganhou reforma da quadra, novo vestiário e arquibancadas novas – as anteriores foram demolidas. Além do serviço de paisagismo, construção de parquinho, nova iluminação e instalação de academia popular.

Na educação, foi assinada a ordem de serviço para reforma do Cmei Maria Rachel do Nascimento, onde serão realizados o tratamento de trincas e fissuras em todo muro existente; construção de muro de contenção no pátio externo; construção de cobertura metálica em pátio externo; regularização, drenagem e construção de piso em pátio externo; e pintura de fachadas e muros. Atualmente, o Cmei tem capacidade para atender 400 estudantes, sendo 200 alunos no turno matutino e 200 no turno vespertino. A escola tem 10 salas de aula e atende turmas da Educação Infantil até o 1º ano Ensino Fundamental.

Entrega da primeira etapa das obras EMEF Hilda Scarpino – execução de estrutura metálica para cobertura de pátio externo; cobertura de pátio e refeitório em telha termo acústica; adequação de refeitório contemplando remoção de piso cerâmico desgastado, execução de piso em granilite, assentamento de barra cerâmica, instalação de portões e passa prato para cozinha, revisão elétrica e pintura geral do ambiente; tratamento e reparos pontuais nos pátios externos da escola; manutenção do bloco da sala dos professores/sala de recurso contemplando reforma geral dos banheiros, troca de revestimentos cerâmicos, revisão elétrica e pintura geral; e reforma do piso de pátio e refeitório.

Município recebe mais 20 educadores do programa Ensina Brasil – O projeto, que funciona na cidade desde 2019, neste ano letivo, contará com 60 educadores de diversas partes do País para lecionar para alunos do Ensino Fundamental II, que inclui turmas do 6º ao 9º ano.

Fiscalização de ferros velhos para impedir a receptação de produtos roubados – A proposta da ação era vistoriar os locais e orientar os proprietários para evitar que produtos como: tampa de bueiro e de boca de lobo, luminárias e fios de cobre sejam furtados. A medida visa reduzir os prejuízos ao patrimônio público, uma vez que esses furtos geram ônus aos cofres da prefeitura.

Na área da saúde, o prefeito sancionou a lei complementar que cria a nova tabela SUS para o município e, com isso, pretende estimular a participação de clínicas e profissionais da rede privada no Sistema Único e diminuir a fila por consultas de especialidades.

A prefeitura entregou um Centro de Testagem para a realização de teste de covid-19. O cidadão que estiver apresentando sintomas relacionados ao coronavírus dentro do período estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é entre o 4º e o 7º dia e buscar atendimento em uma das 29 UBS da cidade, passará por atendimento clínico e será notificado.

Idosos e profissionais de saúde estão sendo vacinados contra o novo coronavírus. Além disso, a prefeitura lançou um site com horário agendado de vacinação para profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos. Por meio da página, será possível agendar o dia, horário e a unidade básica de saúde para receber o imunizante. O endereço é http://vacina.cariacica.es.gov.br.

Fonte/Foto: Reprodução PMC