Primeira parcela do 13º salário será paga até o fim do mês, saiba como é feito o cálculo
Com a aproximação do fim de ano, muitos trabalhadores começam a se programar sobre o que farão com o dinheiro do 13º salário. Há quem opte por priorizar o pagamento de dívidas, mas também tem aqueles que aproveitam para gastar, seja com presentes, viagens, entre outros objetivos.
De acordo com estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do décimo terceiro tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 232,6 bilhões até dezembro deste ano. O montante representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
No entanto, não são todos os trabalhadores que têm direito ao décimo terceiro. Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, somente tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias, além de aposentados e pensionistas.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o 13º salário.
No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
O pagamento geralmente é feito em duas parcelas, mas pode mudar dependendo de acordos coletivos, por exemplo. A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
Quando o pagamento é feito em parcela única, ele deve ser feito até 30 de novembro. Há casos em que é possível receber a primeira parcela junto com as férias, mas isso deve ser acordado entre o empregado e a empresa onde trabalha.
Já os aposentados e pensionistas receberam o décimo terceiro antecipado neste ano. O benefício foi pago em duas parcelas, em maio e junho.
Como é feito o cálculo do décimo terceiro
Reprodução: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.