Projeto “Do Congo de Cariacica ao Congo Mineiro” abre inscrições para realização de oficinas

Projeto “Do Congo de Cariacica ao Congo Mineiro” abre inscrições para realização de oficinas

O Projeto “Do Congo de Cariacica ao Congo Mineiro” vai realizar oficinas de confecção de máscaras e indumentária do João Bananeira, construção de instrumentos e bate-papo musical com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativia (Semcec), realizada com recursos do edital da Lei João Bananeira e produção do “Vozes, Violas e Violões”.

A primeira ação vai ensinar a produzir a máscara e a vestimenta de um dos personagens folclóricos de Cariacica, com a oficina “Confecção de máscaras e indumentária do João Bananeira”, ministrada pelo Mestre Valdeci, da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu. O evento acontece neste sábado (19) e domingo (20), das 14h30 às 17 horas, na sede da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, região rural do município.

As inscrições são limitadas e precisam ser feitas neste link. A oficina é voltada para moradores de Cariacica, a partir de 16 anos. Quem participar terá a oportunidade de preparar os materiais e confeccionar as máscaras do João Bananeira, além de aprender sobre a história e importância do Carnaval de Congo de Máscaras e confeccionar coletivamente a saia do personagem do folclore cariaciquense, produzidas com folhas secas de bananeira.

Bate-papo musical e oficina de instrumentos

O projeto também vai apresentar um bate-papo musical com o Mestre Valdeci e Carlinhos Ferreira, na quarta (24), das 19h30 às 20h30, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A entrada é gratuita.

Já nos dias 26 e 27 de março, das 13h30 às 17h30, na sede da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, o percussionista, luthier e pesquisador da cultura popular Carlinhos Ferreira vai ministrar a oficina “Construção de instrumentos: cuícas e tambores”. A oficina é voltada para moradores de Cariacica, a partir de 16 anos.

Para esta oficina foram escolhidos dois instrumentos: a cuíca, que possui um som grave e é utilizada no congo capixaba, na região de Roda D’Água, e o tambor, utilizado na manifestação cultural mineira conhecida como congo, congada ou congado.

Na oficina os participantes aprenderão sobre a utilização destes instrumentos nas duas manifestações, e a construí-los com materiais de fácil acesso e recicláveis. As inscrições também são limitadas e precisam ser feitas aqui.

Confira a programação:

  • Confecção de máscaras e indumentária do João Bananeira

          Quando: sábado (19) e domingo (20)

          Onde: Sede da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, região rural

          Horário: 14h30 às 17 horas

          Inscrições: limitadas, por meio deste link

 

  • Bate-papo musical “Do Congo de Cariacica ao Congo MineiroQuando

    : quarta (24)Onde

    : Centro Cultural Frei Civitella, em Campo GrandeHorário

    : 19h30 às 20h30Entrada gratuita

 

  • Construção de instrumentos: cuícas e tamboresQuando

    : sábado (26) e domingo (27)Onde: Sede da Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, região rural

    Horário: 13h30 às 17h30

          Inscrições: limitadas, por meio deste link

Reprodução PMC