Projeto educativo transforma alunos em repórteres e ensina a criar um jornal

Projeto educativo transforma alunos em repórteres e ensina a criar um jornal

Extra! Extra! Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antero José do Nascimento, em Vale dos Reis, criaram um jornal! O informativo “Jornal do 5º ano B” foi feito neste mês, está em sua primeira edição e fica afixado em um mural no pátio da escola, bem na fila da merenda.

É uma forma de educar informando todos os assuntos, ou melhor, as pautas, da escola. A primeira edição do jornal foi dividida em editorias como “Eleições 2024”, “Entretenimento”, “Conscientizações sobre o bullying” e “Um recreio mais sustentável, sem desperdício de comida”, “Olimpíadas”, “Charges”, “Gêneros textuais diversos”, “Receitas”, entre outros temas.

A ideia foi da professora regente Mayana Pereira Rocha. Os alunos adoraram a inicaitiva. “O objetivo é trabalhar os gêneros textuais junto com os alunos e trazer para dentro da sala de aula a experiência, a vivência junto com os alunos. Eles puderam experimentar a comunicação entre eles, trocar experiências e colocar a ‘mão na massa’, fazer mesmo”, afirmou.

A professora dividiu a turma, de 28 alunos, em grupo de três estudantes cada. E eles fazem tudo. Apuram, anotam as informações, fazem entrevistas, vão atrás das pautas, procuram fatos relevantes dentro da escola, enfim, literalmente, uma redação de jornal. Após o trabalho, a professora revisa o texto, que é diagramado, as fotos ganham legenda, as páginas ganham cabeçalho e são impressas. A ideia é fazer uma edição por mês.

Entre os repórteres, há aqueles que também viram notícia. Um deles é o estudante de 11 anos Davi Francisco Nunes. “Nós aproveitamos o fato deste ano ter eleição para líder de sala e fizemos uma notícia sobre esse evento. Ela fez uma urna de votação, e eu fui eleito”, destacou.

Davi ainda reforçou a importância do jornalismo. “Produzir o jornal é bem legal. Deu para entender e conhecer um pouco mais desse trabalho muito importante, que faz parte do nosso dia a dia”, acrescentou o estudante.

Uma das repórteres, a aluna Emilly Gabriela Leopoldino Trancoso, 11 anos, contou como foi a experiência de trabalhar para a elaboração do jornal. Ela falou sobre o bullying. “Eu gostei muito de pesquisar sobre o tema, e conhecer mais sobre ele para que a gente pudesse publicar no jornal. Admiro muito a área do jornalismo e é importante que saibamos desde cedo a relevância da profissão”, disse.

“O jornal agrega em vários sentidos. Primeiro, na língua portuguesa. Eles se empenharam bastante em estrutura de texto, em captar informações. Em segundo lugar abordar temas que eles veem no dia a dia, como a prevenção contra o bullying, de preservar a escola sempre limpa, entre outros temas. Eles aprendem informando todo mundo e conscientizando as pessoas”, comentou a coordentadora da Emef Antero José do Nascimento Ana Carolina Silva Patrício Cirilo Franzin.

A escola pretende imprimir mais exemplares do jornal, além de, em breve, ampliá-lo para mais turmas, ou melhor, mais repórteres.

Fonte :Prefeitura de Cariacica