Saiba como evitar fraudes na hora de comprar pela internet na hora da Black Friday

Saiba como evitar fraudes na hora de comprar pela internet na hora da Black Friday

O Procon de Vitória realiza uma pesquisa comportamental e dá dicas para evitar que consumidores caiam em golpes. Que o comércio eletrônico cresce a cada dia, todo mundo já sabe. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança da compra e sobre o respeito aos direitos dos consumidores nas lojas virtuais.

Para saber mais sobre este novo hábito de consumo, o que atrai os clientes e as potenciais desvantagens, o Procon de Vitória divulga os resultados da Primeira Pesquisa Comportamental Acerca de Compras Feitas Pela Internet.

“A pesquisa é muito importante para orientar nosso trabalho junto ao público e aos lojistas virtuais. E a divulgação nesta semana é ainda mais importante, porque estamos nas vésperas da Black Friday, quando as compras online são ainda mais intensificadas”, diz a gerente do órgão, Anelisa Real Kuster.

Para que o consumidor aproveite melhor os descontos nas compras via internet, o Procon inseriu dicas de compras online no relatório técnico da pesquisa.

Visando auxiliar o consumidor no momento de suas compras online, para que aproveitem oportunidades e evitem cair em fraudes e propaganda enganosa, o relatório técnico da pesquisa apresenta as seguintes orientações:

 

Faça sempre uma lista do que realmente precisa comprar antes de visitar sites diversos;

Compare os preços praticados por diferentes estabelecimentos;

Considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido;

Verifique se no site consta, em local de destaque e de fácil visualização, informações como o CNPJ, razão social, endereço físico e eletrônico, tendo em vista a previsão destas informações conforme o Decreto Federal 7962/2013;

Consulte a situação cadastral do CNPJ do site visitado na Receita Federal;

Jamais compre em sites que não apresentam endereço HTTPS e um ícone de cadeado, pois estes não são certificados como seguros e podem fazer uso de qualquer informação inserida pelo consumidor;

Verifique se há reclamações registradas por outros consumidores sobre a loja virtual onde deseja fazer sua compra no site www.consumidor.gov.br.

Dê preferência às compras através de um cartão virtual (criado para uma compra específica)

Lembre-se do Direito de Arrependimento, que assegura o prazo de 7 dias para desistir da compra feita por meio virtual

Evite promoções ofertadas via redes sociais, sempre cheque se as informações ali postadas constam nos sites oficiais das lojas;

Evite comprar produtos enquanto conectado por redes públicas de wi-fi;

Antes de realizar a compra, avalie a procedência, a cobrança de frete, a validade e o acondicionamento dos produtos.

Fonte:Folha Vitoria