Secretaria de Saúde oferece Práticas Integrativas Complementares
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece Práticas Integrativas Complementares (PICs) em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São atendimentos em auriculoterapia, ventosaterapia, reiki, shantala e ioga.
Os tratamentos são ofertados quando a equipe de saúde identifica que os munícipes podem se beneficiar das PICs. Atualmente são oferecidas a pacientes com sinais de ansiedade, depressão e também para o cuidado de pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.
Para ter acesso aos serviços, o usuário passa por uma triagem feita pela terapeuta ocupacional da UBS e, se estiver no perfil, é incluído no grupo. O objetivo é a promoção da saúde e do bem-estar.
As PICs são ofertadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem profissionais habilitados para fazer o atendimento. Confira os locais:
-
- Ioga: Valparaíso
-
- Auriculoterapia: Nova Canaã, Bela Aurora, Rio Marinho, Flexal II, Valparaíso, São Francisco, Santa Fé, consultório na rua, Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CR-IST), Itapemirim, São João Batista, Oriente, Santa Bárbara, Novo Brasil, Operário, Jardim Botânico e Caps I
-
- Reiki e shantalla: Santa Fé
- Ventosaterapia: CR-IST
Fonte: PMC
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.