Servidores da Saúde recebem capacitação sobre febre Oropouche e doenças emergentes
Nesta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, está capacitando cerca de 54 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde sobre a febre Oropouche, causada pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim.
A capacitação, realizada na Multivix – campus Cariacica, continua nesta quinta-feira (16) e tem como objetivo preparar os profissionais de saúde para o enfrentamento da doença, além de outras arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
A programação inclui palestras sobre a interação patógeno-hospedeiro, o ciclo de vida do vetor e as estratégias de controle e prevenção da febre do Oropouche, bem como das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
No primeiro momento, o treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Jorge Eduardo, que alertou sobre a Malária, uma doença que também afeta especialmente moradores de áreas rurais. Já coordenador de Vigilância Epidemiológica, Paulo Conarghini, explicou fluxograma de atendimento, sintomas das doenças, entre outros assuntos.
Atuando como agente de combate às endemias há 12 anos, a Marta Aparecida de Jesus afirma que precisa estar munida de informações para cuidar dos cidadãos. “A febre Oropouche está chegando aí e precisamos estar informados. Quanto mais capacitados nós estivermos, melhor para transmitirmos isso aos moradores”, diz.
Para a gerente de Vigilância em Saúde, Mellissa Fernandes, a capacitação é uma atualização importante para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
“Como vem aparecendo casos de febre Oropouche, principalmente na zona rural, precisamos orientar os profissionais para que eles façam as visitas com toda informação necessária e realizem cada vez mais um atendimento de qualidade aos munícipes”, conclui.
Fonte : Prefeitura de Cariacica
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui