UBS de Cariacica atende pessoas que precisam lidar com questões emocionais
O cuidado com o equilíbrio mental dos moradores é uma preocupação na Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus). Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Morada da Santa Fé, existem dois grupos que atendem pessoas que precisam saber lidar com as dificuldades da vida, com encontros para cuidadores de pacientes e para quem está de luto.
“Esses assuntos ainda são considerados tabus. Mas precisamos cuidar integralmente dos nossos munícipes, desde a saúde física até a saúde mental”, destacou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.
Quinzenalmente, às 14 horas, acontece a reunião do grupo de cuidadores Cuidar, proposto pelos residentes do Programa de Cuidados Paliativos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi).
A proposta do grupo é instruir, capacitar, acolher e acompanhar os cuidadores de pacientes que frequentam a unidade. Cada encontro é liderado por uma dupla de residentes diferentes, que oferecem uma abordagem de diversos profissionais.
Os residentes realizam também todas as terças-feiras, também às 14 horas, um Grupo de Acolhimento para Pessoas Enlutadas, na sala do Programa de Saúde Mental. Trata-se de um grupo aberto, e não é necessário fazer inscrição. Quem quiser participar deve apenas comparecer ao local na hora indicada, desde que seja morador da região.
O intuito é proporcionar um espaço para a expressão do luto, pois incentivar as pessoas a contarem sua história pode ajudar com o sofrimento delas. O grupo é realizado por uma equipe multiprofissional de residentes e garante um espaço seguro e sigiloso para os participantes.
Reprodução: PMC
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.