Vacina e Confia: Município é o primeiro a receber nova funcionalidade

Vacina e Confia: Município é o primeiro a receber nova funcionalidade

A plataforma do Governo do Estado Vacina e Confia conta com mais uma funcionalidade para tornar o processo de vacinação mais rápido e transparente: a possibilidade de cadastro do cidadão no ato da imunização em apenas um clique. O Vacinação 1-click começará a ser testado a partir desta sexta-feira (3) nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde de Cariacica.

A secretária municipal de Saúde, Roberta Goltara, explica que inicialmente serão feitos testes operacionais com as equipes. A expectativa é de que os profissionais da saúde realizem a abordagem à população que fez o agendamento on-line e explique sobre a nova funcionalidade.

“Hoje, nossas equipes estão em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e a equipe técnica para operacionalização do novo serviço e, neste sábado (4), iremos colocá-lo em prática na unidade de São João Batista. Queremos mostrar à população e orientá-la no uso desta funcionalidade, que vai trazer mais agilidade e segurança no registro das doses. Como estamos avançando na vacinação de um público cada vez mais digital, será um serviço que nos auxiliará muito”, explica Roberta.

A previsão é que a partir da próxima segunda-feira (6), a nova funcionalidade já esteja disponível a todas as pessoas que têm o cadastro no Vacina e Confia.

Como vai funcionar

Com o Vacinação 1-click, o cidadão poderá gerar um QRCode, que será lido pelo vacinador, por meio de um smartphone ou computador, contendo todas as informações pessoais dispostas no cadastro. Além disso, permite também que o profissional de saúde identifique o lote da vacina, agilizando o processo.

Além de gerar o QRCode, o processo disponibiliza um código, que é único e intransferível de cada usuário, e que poderá ser utilizado durante a vacinação, caso o cidadão não leve o celular. Há a possibilidade também da leitura do QRCode sem estar conectado com internet, precisando apenas realizar uma captura de tela do código e levá-la no dia de vacinação.

“A iniciativa é mais uma incorporação para tornar o acesso ao Sistema Único de Saúde mais fácil ao usuário, ao tempo que facilita o trabalho das equipes de saúde e dá maior qualidade aos dados alimentados no sistema. Todo sistema de alimentação descentralizado é suscetível a erros de digitação e a automação melhora a qualidade dos dados”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

A nova funcionalidade é uma parceria desenvolvida entre a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), junto ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem por objetivos transformar o processo de vacinação ainda mais célere e seguro, além de reduzir o erro de registro e ou digitação no banco nacional de dados.

 

Reprodução: PMC