Vice-governadora do Estado participa de formatura de curso profissionalizante ofertando a internas no munícipio
A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, esteve no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), na tarde desta quarta-feira (18), para participar da formatura do programa Qualificar ES, ofertado às internas da unidade prisional que concluíram o Curso de Recepcionista.
A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) que disponibiliza cursos de qualificação profissional a pessoas privadas de liberdade.
Durante a solenidade, a vice-governadora contou sobre sua trajetória de vida como forma de incentivar as internas recém-formadas no curso profissionalizante. “O Espirito Santo tem um dos melhores sistemas de ressocialização e o nosso sonho é transformar esse lugar num grande centro de qualificação e capacitação profissional. Quando eu trabalhava como camelô, não imaginava que a sociedade me via como marginalizada, mas os camelôs eram vistos assim. Eu encarei a dureza da vida como microempreendedora individual acreditando em um sonho, estudei e investi em meus sonhos, porque acredito que todos devemos sonhar, já que os sonhos são o combustível da nossa vida. E esse sonho vai motivar a vida de cada uma de vocês para melhor”, disse.
Para Jacqueline Moraes o trabalho é uma forma de dignificar a pessoa. “Queremos contribuir com a melhora desse quadro social. Queremos que vocês tenham seus próprios negócios, troquem entre si, saiam fortalecidas em uma rede de negócios sociais. O empreendedorismo se configurou em saída importante para a minha vida e é uma alternativa para uma sociedade mais justa e igualitária e poderá ser o início desse novo ciclo na vida de todas e todos ”, afirmou.
O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, ressaltou a importância da parceria com a Sectides. “O trabalho é um direito do preso e um dever social. Com uma ocupação do tempo, o detento aprende um ofício, consegue ajudar financeiramente sua família. Isso faz com que o interno cumpra sua pena da melhor maneira possível e tenha mais oportunidades no mercado de trabalho ao obter sua liberdade”, enfatizou Marcello Paiva.
“Recentemente, dobramos o número de municípios capixabas atendidos pelas ofertas gerais do programa Qualificar ES. Ao garantirmos essas vagas dentro das unidades prisionais, ampliamos ainda o impacto social do programa. Esse curso, em especial, foi preparado em resposta a uma demanda induzida que a Sejus nos apresentou, já vislumbrando a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho. Inclusive, a partir de agora, elas serão direcionadas para oportunidades de emprego. Acreditamos fortemente que a qualificação profissional é o melhor caminho para a reinserção social dessas pessoas”, frisou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.
Capacitação
O curso desenvolvido no CPFC tem o objetivo de capacitar o aluno para recepcionar pessoas, com técnicas de bom atendimento. A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Graciele Sonegheti, explicou que foi realizada uma seleção entre as internas para oportunizar a qualificação de acordo com o perfil profissional.
“A profissionalização é uma forma de incentivar a mudança de vida dessas mulheres. Identificamos as que atendiam aos requisitos e que têm mais aptidão para interação social. Ao longo do curso, elas perceberam as oportunidades e se dedicaram para conquistar esse certificado. A Sejus tem investido na ressocialização, pensando também na reinserção social. Promover essas formações na unidade prisional é uma forma de fomentar o bom comportamento e novos sonhos entre as apenadas.”
Além da vice-governadora, estiveram presentes na formatura a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patricia Faroni; a subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Batista; a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper e as equipes dos cursos de profissionalização da Sectides e de Educação da Sejus.
Para completar o clima de celebração, a solenidade contou com a apresentação musical do grupo “Tocando em Frente”, composto por internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). Desenvolvido em parceria com a Vara de Execuções Penais de Vila Velha, o projeto envolve internos do regime semiaberto com atividade musical que contempla voz, violão e outros instrumentos, como flauta e percussão. Internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) também participam do projeto.
Na próxima semana, outras duas turmas serão abertas, totalizando 40 vagas, para internas da unidade prisional, que irão participar do Curso de Práticas Administrativas, pelo Qualificar ES.
Reprodução: PMC
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.