Voto jovem pode definir o resultado da eleição em Cariacica
Com um total de 278.110 eleitores, Cariacica tem como sustentáculo de votos os jovens e os adultos abaixo dos 45 anos, ou seja, uma faixa bastante jovial e no auge da sua capacidade produtiva.
Ao todo, são 145.865 aptos ao sufrágio na faixa dos 18 aos 44 anos, o que representa 52,45% do eleitorado total de Cariacica, o que é bastante relevante.
Apesar do amplo domínio da faixa 45 a 59 anos, o somatório dos jovens e dos adultos sub-45 aponta para a relevância desse público. Isso quer dizer que os candidatos precisam estar atentos às necessidades de encontrarem soluções para que os moradores obtenham condições de prosperarem economicamente e de formarem suas famílias.
Claro que os postulantes à prefeitura do município não podem desprezar os 104.562 que estão na faixa dos 45 aos 69 anos, mas como se pode perceber, há uma noção de que Cariacica é uma cidade com perfil mais novo, se comparada com as outras maiores da Grande Vitória.
A distribuição geográfica desse público é importante de ser ressaltada. E os 10 bairros com mais eleitores neste perfil estão destacados no mapa.
Estes 10 bairros têm 51.473 eleitores, ou seja, 35,28% do público jovem e sub-45, o que atesta a relevância. O raio que abrange Campo Grande a Porto de Santa é o com mais aptos ao sufrágio, mas não se pode desprezar o potencial de áreas como Cariacica Sede, Nova Rosa da Penha e Rio Marinho, que estão em outros extremos da cidade.
É preciso notar que estas áreas ainda têm maior possibilidade de elegerem representantes seus na câmara, o que aumenta a representatividade dessas regiões no poder, de um modo geral.
Outra reflexão envolve a escolaridade desses indivíduos. E aí há uma série de características que precisam ser analisadas.
Dos 145.865, somente 10.917 estão na faixa de escolaridade entre superior incompleto e superior completo: isso é 7,48% de todo o público analisado nesta coluna.
Percebe-se assim uma população com alta probabilidade de ser dependente daquilo que a gestão oferece, da saúde à educação, o que aumenta a responsabilidade de a prefeitura encontrar meios e soluções para que, por exemplo, jovens não sejam cooptados pelo crime em bairros de maior vulnerabilidade social e onde a capacidade de obter maiores rendimentos vem pelo que é ilegal.
Candidatos necessitam de encontrar meios para que a prefeitura e seus serviços possam funcionar de modo eficiente e que atendam bem uma população que tem maior probabilidade de ter menores rendimentos do que nos demais municípios.
Fazer uma política de crescimento de renda é também encontrar meios para que Cariacica consiga aumentar sua arrecadação, o que não é nada fácil.
O raio x da população que define o voto no município reflete bem a missão de Cariacica: é necessário crescer junto para transformar a realidade de uma cidade que tem bastante potencial.
Fonte : ES Hoje
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui