Procon dá dicas para economizar na compra de material escolar na volta às aulas

Procon dá dicas para economizar na compra de material escolar na volta às aulas

Período de férias é sinônimo de descanso, mas também é hora de comprar o material escolar, pois a volta às aulas já está chegando. Para os alunos da rede municipal de Cariacica, o kit de material escolar será entregue no primeiro dia de aula. No entanto, para aqueles que vão comprar os ítens, o Procon Cariacica deu dicas para ficar de olho.

Não pode ser incluso na lista os materiais de uso coletivo, higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia. A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra, somente quando o material didático utilizado for apostilas.

Também é considerada abusiva a cobrança da taxa de material escolar sem a apresentação de uma lista. A escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor.

“É importante pesquisar em vários estabelecimentos, pois a diferença de preço costuma ser grande. Uma pesquisa do Procon de Cariacica em 2025 apontou diferença de até 40% para o mesmo produto. Além disso,verifique se é possível aproveitar alguns itens do ano anterior e verificar qual o tipo de política de troca da loja”, explicou o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral.

Uma boa dica também é evitar comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado.

Também é preciso ficar de olho em embalagens. Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.

Fonte : Prefeitura de Cariacica